O chamado de Jeremias Quando o rei Manassés morreu, provavelmente Jeremias tinha cerca de dez anos de idade. Amom, o filho de Manassés, governou Judá por dois anos, entre 642 e 640 a.C. (2 Reis .
Jeremias (Yirmeyahu em Hebraico, ou Hieremias em Latim) é um dos profetas encontrados no Tanach (Bíblia Hebraica) que corresponde ao Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs....Jeremias.
O Livro de Jeremias é o segundo dos livros dos principais profetas da Bíblia, vem depois do Livro de Isaías e antes do Livro das Lamentações. Os capítulos 1 a 24 registram muitas das suas profecias. Os capítulos 24 a 44 relatam suas experiências. Os remanescentes contém Profecias contra as nações.
Egito
Viveu em uma época de grande instabilidade política em que o Egito e a babilônia estavam disputando o domínio sobre aquela região. Jeremias profetizou repetidamente a vitória da babilônia, proclamando que o senhor usaria nabucodonosor como instrumento do seu castigo.
No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).
Segundo a Bíblia, após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre. Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer.
643 a.C.
João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit.
É a partir do século 2º, depois da morte dos últimos apóstolos é que a Igreja foi ganhando contornos e decidindo a sua doutrina. As tradições passaram a ser escritas e normas começaram a ser estabelecidas. Foram precisos mais de dois séculos para que o processo se completasse.
Manassés nas fontes bíblicas Promoveu a idolatria a Baal, reconstruindo os altares destruídos por seu pai. ... Um dos extremos dessa chamada idolatria foi o sacrifício humano, tendo incluído os seus próprios filhos.
Acabe
Ezequias
Outro Manassés bíblico foi o filho mais velho de José, adotado e abençoado por Jacó (Gen., 48), cuja descendência gerou uma das doze tribos de Israel e a origem do povo judeu.
Hephzibah
Acaz
Ela tornou-se regente do Reino de Judá durante seis anos, sucedendo após a morte de seu filho, Acazias....
Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos, a partir de 641/640 à 610/609 a.C.
rei Salomão
Reis de Israel (Reino do Norte) Reino de Israel
Elá foi o quarto rei de Israel Setentrional, sucedendo a seu pai Baasa. Ascendeu ao trono por volta de 886 a.C., após a morte de Baasa, e governou em Tirza por dois anos.
Monarquia dividida O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.
Oseias
As doze tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José) , abençoados por Jacó como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.
Os judeus etíopes aderiam à Torá, praticavam uma versão bíblica do judaísmo e oravam em edifícios semelhantes a sinagogas. Mas, isolados de outros grupos judaicos por milênios, acreditavam ser os últimos remanescentes do povo judaico no mundo.
O Livro Sagrado diz que, por volta de 1600 a.C., todos os israelitas deixaram Canaã e foram morar no Egito. ... Eles passam 400 anos debaixo de chicote, até que Moisés, um desses descendentes, liberta os israelitas, e leva todo mundo de volta para a velha Canaã, de onde o patriarca Jacó tinha saído.
Hoje, a população judaica de Israel cresceu dez vezes e é de cerca de 6,8 milhões de pessoas. Cerca de 43% dos judeus do mundo vivem em Israel; essa população superou os judeus americanos há vários anos e hoje é a maior comunidade judaica do mundo.
Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã. Moisés e Arão vão falar com o faraó, mas o mesmo recusa deixar o povo livre. Após o envio das 10 pragas, Deus convence-o a mudar de opinião. Tem-se apartir daí o início da Páscoa.