PSA ultra-sensível é uma tentativa de se ter um método mais confiável para a detecção de câncer de próstata, visto que o PSA que se faz na rotina, seus resultados não tem uma acurácia que se esperava para a confirmação da doença; essa metodologia ainda é considerada experimental, em validação para o uso em escala.
O valor de PSA pode variar com a idade, hábitos das pessoas e laboratório onde o exame foi feito. De uma forma geral os valores de referência para o PSA são: Até 65 anos: PSA total até 2,5 ng/mL; Acima de 65 anos: PSA total até 4 ng/mL.
Apesar de ainda não estar no rol de procedimentos oferecidos pelos planos de saúde, o exame já pode ser encontrado em laboratórios particulares do país – custa cerca de R$ 750.
Na rede particular, em laboratórios como o Richet, por exemplo, onde o teste de PSA custa R$ 121,00 e fica pronto no mesmo dia, são feitos 1.
Preparação para o exame
Para que serve o exame de PSA Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.
Remédios para relaxar os músculos da próstata, como alfa-bloqueadores onde se incluem tansulosina e doxazosina; Remédios para reduzir a ação dos hormônios na próstata, fazendo-a reduzir de volume, como finasterida e dutasterida; Antibióticos para diminuir a inflamação da próstata, caso exista, como ciprofloxacino.
Dois chás por dia reduzem o risco de câncer de próstata, diz...