Entenda o cálculo do IDH e seus indicadores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).
A metodologia de cálculo do IDHM Padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente de determinado município. É a soma da renda de todos os residentes, dividida pelo número de pessoas que moram no município - inclusive crianças e pessoas sem registro de renda.
De acordo com dados divulgados em novembro de 2010 pela ONU, o Brasil apresenta IDH de 0,699, valor considerado alto, e atualmente ocupa o 73° lugar no ranking mundial. ... Um dos critérios utilizados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o grau de escolaridade.
Desigualdade social é o principal fator que mantém IDH do Brasil baixo. ... Para se ter ideia do tamanho do desafio, os brasileiros têm, em média, 7,2 anos de escolaridade, o mesmo número observado no Zimbábue, cuja posição no ranking do IDH é de 173º.
O IDH do Brasil é atualmente 0,759 e considerado alto. ... Esse medidor classifica os países pelas seguintes categorias: muito alto desenvolvimento humano; alto desenvolvimento humano; médio desenvolvimento humano; e baixo desenvolvimento humano.
De acordo com as informações publicadas, o Distrito Federal teve o melhor resultado, ficando em primeiro lugar tanto no ranking geral, quanto no da renda e da longevidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é avaliado a partir de três requisitos: educação, renda e longevidade.
O IDH de países que apresentam uma média acima de 0,8 é considerado alto, o IDH que está entre 0,5 e 0,79 é considerado médio e o IDH inferior a 0,5 é considerado baixo. O Brasil, pela primeira vez na história, encontra-se com um IDH considerado alto.
Verificado por especialistas. Dentre ações que podem elevar o índice de longevidade, pode-se citar: maior pratica de exercícios físicos; prática de hábitos alimentares saudáveis.
Os cinco hábitos identificados para a longevidade são: