substantivo feminino Ação de instituir, de estabelecer, de fundar algo novo. Conjunto de regras e normas estabelecidas para a satisfação de interesses coletivos: o Estado, o Congresso, uma fundação são instituições.
1 criador, fundador, pai. Estes sinônimos foram úteis? Obrigado.
2- Instituição Criada O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.
1. Instituição de ensino. Locais registrados e aprovados pelo MEC que se propõe a ensinar.
Nada mais são do que os modos de pensar, de agir e de sentir que o indivíduo encontra estabilidade.
Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social.
São lugares ou organizações que funcionam para o uso público, por exemplo: uma escola, faculdade, tribunal, biblioteca, hospital, etc… Para ficar mais fácil: é o oposto de uma instituição privada.
O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.
Índice
As principais instituições sociais são:
Resposta: Estado não se confunde com governo. O Estado é organizado política, social e juridicamente, ocupando um território definido onde, normalmente, a lei máxima é uma constituição escrita. É dirigido por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
Entre as características do Estado Moderno estão: Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Território: espaço geográfico que delimita a ação do Estado. ... Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII.
As principais características do Estado Moderno são a instituição do voto, com escolha direta dos representantes, divisão das fronteiras de acordo com elementos étnicos e emprego do sistema capitalista de produção.
Características do Estado Moderno
Qual das características abaixo não corresponde a característica de um Estado moderno? Território delimitado. Moeda única. Exército temporário.
O Estado Moderno é o fenômeno político típico do Ocidente após as chamadas "Revoluções Burguesas" - a principal dela a francesa, ocorrida no final do Século XVIII.
O estado moderno foi um modelo de estado em resposta á crise feudal, no sistema feudal, os senhores feudais eram donos de sua terra e não havia poder central, o estado moderno então surgiu nessa premissa. O estado moderno é caracterizado por haver apenas um só poder, um só exército, e o domínio territorial desse poder.
Na prática, o Estado Moderno é responsável por fornecer direitos e deveres a todos os seus cidadãos (natos e naturalizados). Partindo deste ponto de vista, a principal função do Estado Moderno é de amenizar e/ou acabar com os conflitos existentes em seu território.
O Estado Moderno, sob a perspectiva weberiana, é um estado racional que detém o monopólio do uso legítimo da força física dentro do território que controla. O Estado é, para Weber, dotado de legitimidade e dominação legal (condições que possibilita sua manutenção).
Estado é uma instituição social que desempenha várias funções para as quais uma delas é ser o principal elemento de coerção de uma sociedade politicamente organizada. Ele tem duas formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno.
Ao analisar esses aspectos, entende-se que o Estado nada mais é do que uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam objetivos em comum.
“O Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). ... Assim, na visão de Weber, o Estado é a “estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio do constrangimento físico legítimo” (FREUND, 1987, p. 159).
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
AULA 2 - O ESTADO E DOMINAÇÃO DE ACORDO COM KARL MARX, WEBER E DURKHEIM Marx compreende o Estado como uma relação entre a infra-estrutura e a superestrutura. ... Na visão de Marx o Estado é o aparelho ou conjunto de aparelhos cuja principal função é tentar impedir que o antagonismo de classe degenere em luta.
Segundo o autor, o Estado “concentra e expressa a vida social” e teria uma função moral a desempenhar: ele deveria assegurar o desenvolvimento de cada indivíduo, organizando seu ideário de vida. ...