A principal função da CIA é coletar informações sobre os governos estrangeiros, corporações e indivíduos, e para aconselhar políticas públicas. A agência realiza operações clandestinas e ações paramilitares, e exerce influência na política externa através da sua Divisão de Atividades Especiais.
As qualificações básicas para se tornar um Agente Especial do FBI são rigorosas:
Todos precisam de uma maneira de falar com a base. Poderia ser um celular, um walkie talkie ou até por assobios. Se o espião tiver problemas, alguém poderá vir correndo. Eles também precisarão de dispositivos que ajudem a estudar o caso – como uma câmera.
Monte um portfólio de casos que sejam relevantes para a escola. Fale com os funcionários e veja se eles têm alguma opinião. Só não se apresente como um "espião em busca de casos"....Decida o que quer investigar.
Não é necessário possuir formação em um curso específico do Ensino Superior a fim de entrar para ABIN. No entanto, algumas graduações ligadas a áreas como a Ciência de Dados, o Direito e as Relações Internacionais são tidas como formadoras do perfil ideal para um oficial da inteligência.
O candidato que sonha em ser um agente secreto, um oficial de inteligência, precisa prestar o concurso da ABIN, para que possa entrar na Escola da ABIN (ainda falaremos mais sobre). As inscrições para as vagas não é aberto com regularidade.