O trovadorismo foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Esse movimento surgiu durante a Idade Média, no século XI. ... As cantigas são os principais registros do trovadorismo, elas estão reunidas em cancioneiros. Os cancioneiros são livros que guardam várias cantigas trovadorescas.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
A ciranda é uma das danças mais tradicionais do Brasil, sendo muito popular no estado de Pernambuco. ... Porém a sua origem não é consenso e alguns pesquisadores a apontam como uma dança vinda de Portugal.
Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
Autores e obras do Trovadorismo
As características das cantigas de escárnio incluam críticas mais cômicas e debochadas, feitas a alguém não identificado, mas que realmente existia. As cantigas de maldizer eram mais diretas e com linguagem mais agressiva, explícita e erótica.