O ruído acontece, segundo o médico, quando o fluxo de ar encontra uma obstrução ao passar por detrás da boca e do nariz. Esta é a parte colapsável da via respiratória, onde a língua e a garganta (faringe) se encontram com o céu da boca (palato) e a úvula (campainha).
Sibilos: Som agudo produzidos por vias aéreas estreitas, melhor ouvidos na expiração. Indicam broncoespasmo. Os chiados e sibilos de uma crise de asma ou DPOC podem ser ouvidos mesmo sem um estetoscópio. Estertores: Sons intermitentes, intensos, crepitantes, de totalidade média.
Significado de Estertor [Medicina] Ronqueira; respiração conturbada, ruidosa, inconstante como a feita por quem está dormindo profundamente ou por quem está em coma. ... Etimologia (origem da palavra estertor).
As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte. O ruído pode ser evitado ao mudar a posição do paciente, limitar a ingestão de líquidos ou usar medicamentos para secar as secreções.
Sons pulmonares: tratamentos e causas
Posicionar o doente em decúbito lateral com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente pode ser suficiente para aliviar o estertor. O decúbito dorsal deve ser evitado.
A ausculta pulmonar é realizada com o objetivo de ouvir os ruídos respiratórios. O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior.
Após a inspeção, iremos realizar a ausculta da região abdominal para verificar a presença de ruídos intestinais – ruídos hidroaéreos – que é o som normal dos intestinos que se apresentam como borbulhamentos e cliques, ocorrendo pela presença de ar que se movimenta nas alças intestinais por intermédio dos movimentos ...
O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido. O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.