O Simbolismo no Brasil surgiu como influência para o teatro e as artes plásticas, além da literatura. Seu marco no país foi em 1893, quando o poeta Cruz e Souza publicou as obras “Missal” e “Broquéis”. ... Para os adeptos desse movimento a arte deveria focar nas verdades absolutas.
O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Cruz e Sousa, um dos poucos autores negros do século XIX, é identificado pela sua profundidade filosófica, angústia metafísica e obsessão pela cor branca.
O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagens, metáforas, sinestesias (cruzamento de campos sensoriais diferentes), recursos sonoros e cromáticos (cor).
* A importância da percepção sensorial é utilizar, através de textos literários, uma maneira de expressar as sensações dos leitores. A sugestão para a estética simbolista tem como importância revelar as correspondências entre a natureza e o humano, indo além do que é visível.
Charles Baudelaire foi poeta, teórico e crítico francês. Conhecido como “Pai do Simbolismo”, ele foi precursor do movimento simbolista na França e também o fundador da poesia moderna. ... Os chamados “poetas malditos” (Arthur Rimbaud, Paul Verlaine e Stéphane Mallarmé) sofreram influência da obra de Baudelaire.