É o ato de justificar o pecador ou remover a culpa do pecado, através de um sacrifício. ... Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
Acto ou efeito de propiciar. 2. Sacrifício ou oferta a uma divindade para lhe aplacar a cólera ou para a agradar.
A palavra expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento. Palavras mais conhecidas como reconciliação, propiciatório, sangue, remissão de pecados e perdão estão diretamente relacionadas com esse tema.
1 Relativo a propiciação. 2 Que tem a virtude de tornar propício ou favorável; propiciador. 3 Que tenta obter proteção, boa vontade, perdão etc. de Deus, de uma divindade ou de um ser superior; propiciador.
Sobre a tampa, chamada Propiciatório "o Kapporeth", foi esculpida uma peça em ouro, formada por dois querubins de frente um para o outro, cujas asas cobriam e formavam uma só peça "com" a tampa, a Bíblia não diz que eles estão ajoelhados, e nem que uma asa toca na outra,(Êxodo 37,7-9).
Peça mandada fazer por Deus a Moisés para ser colocada encima da "arca" onde se faria com sacrifícios a propiciação dos pecados do povo Judeu.
Em o Livro do Êxodo 25:17 a palavra traduzida para propiciatório [de ouro] é a palavra hebraica kapporeth que aqui teria o significado de "cobrir", segundo a versão LXX, e é usado com o significado de "tampa" da arca da aliança em Êxodo 25:21 Desta forma hilasterion e kapporeth denotam propiciação, e em teologia cristã ...
O propiciatório era o trono de Deus entre o seu povo. Foi onde a presença de Deus habitou. Era para ser feito de uma só peça de ouro puro lavrado a martelo. Deus estabelece instruções precisas a Moisés a respeito do propiciatório em Êxodo 25: 17- 22.
Pão da proposição (em hebraico: lechem haPānīm לחם הפנים, literalmente: "Pão da Presença"), em um contexto bíblico ou judaico, refere-se aos bolos ou pães que estavam sempre presentes em uma mesa especialmente dedicada, no Templo de Jerusalém, como uma oferenda a Deus.
Davi achava que a sua fome era física, mas quando ele come o pão da proposição, que significa a presença de Deus, isso nos dá a entender que ele estava faminto mesmo era da presença do Senhor! A presença de Deus que lhe trás fé e paz, uma paz que excede todo o entendimento.
Cada uma das cobertas do tabernáculo apontavam a Jesus Cristo. A cortina íntima com suas quatro cores e os querubins tecidos no linho branco e fino, a segunda coberta de pelo de cabras falam de Jesus Cristo e o seu sacrifício. Lembre-se do bode expiatório que levou os pecados da nação para o deserto.
Construído em camadas de cortinas, juntamente com 48 placas revestidas com ouro polido, como persianas verticais mantidas em cinco barras por lado com a barra do meio e decoradas com itens feitos de ouro, prata, latão, peles, joias e outros materiais valiosos retirados do Egito Antigo pelas ordens de Deus, e de acordo ...
Santuário terrestre Em geral, os santuários do Antigo Testamento foram erguidos quase sempre em lugares altos, ligados a alguma manifestação divina, como no Monte Horeb. A tenda da Arca da Aliança era um santuário nômade. O Santuário era também conhecido por Tabernáculo.
A palavra tenda significa para Rosaine Dalila Scruff : Comunhão com Deus, um momento de maior intimidade com o Senhor. Habitar em tendas, so sentido bíblico, é ao mesmo tempo em que descansa no Senhor, o servo de Deus também está preparado para desmontar a tenda e ir onde Deus lhe enviar. ...
A tenda do encontro ou tenda da congregação, era uma tenda especial onde Deus manifestava a sua glória e falava com Moisés. ... Naquela época este acesso era restrito, nem todos podiam entra na tenda onde se manifestava a glória de Deus.
As tendas de circo, como o clássico “Chapiteu”, tinham cerca de 50m de diâmetro e eram feitas de lonas de linho ou cânhamo, assemelhando-se aos pavilhões tradicionais. A principal evolução em relação a estes foi à introdução de quatro mastros principais, verticais (King Poles), situados ao redor do picadeiro.
Tradução da palavra grega staurós, que significa poste ou estaca, como aquela em que Jesus foi executado.
Uma barraca ou tenda é um abrigo, consistindo de paredes de tecido ou outro material flexível disposto sobre ou amarrado a uma armação de tubos e/ou cordas. Algumas barracas não necessitam ser presas ao chão, enquanto outras exigem o uso de cordas amarradas em estacas e fixadas no solo.
São um povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África. Os beduínos representam cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu (“habitantes das terras abertas”) ou al beit (“povo da tenda”).
Desde 2500 anos a.C. o linho era cultivado no Egito, e o Livro de Moisés refere-se à perda de uma colheita de linho como uma “praga” ou desgraça, tal a sua importância na vida das populações. ... As cortinas e o Véu do Tabernáculo e as Vestes de Arão como oficiante eram em “linho fino retorcido”.
As cores: Azul, Púrpura, Carmesim e a Branca do linho fino apontam para Cristo, e para àquele que está em Cristo.
Significado de Tabernáculo Pequeno armário, situado sobre o altar, e no qual se conservam as hóstias consagradas. Tenda em que os hebreus guardavam a arca da aliança.
Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.
Cerca de 200 anos depois que Moisés construiu o Tabernáculo, Davi trouxe a arca para cidade do rei e a colocou numa tenda. ... O Templo seguia alguns princípios do Tabernáculo, porém Salomão fez outros acréscimos. Ele mandou trazer da cidade de Davi a Arca da Aliança e a tenda e as colocou no Templo.
Então, basicamente, pode-se concluir que a diferença entre o Tabernáculo e a Tenda da Congregação é que, o primeiro foi ordenado por Deus e o segundo foi construído voluntariamente por Moisés. A Tenda da Congregação era, portanto, um ponto de encontro com Deus criado por Moisés e armado fora do arraial.
Originalmente era um objeto constituído de ouro batido, maciço puro, feito por Moisés para ser colocado dentro do Santo Lugar - átrio intermediário entre o Átrio Exterior do Santuário e o Santo dos Santos - juntamente com Altar de Incenso e a Mesa dos Pães da Proposição.