A dor no hipocôndrio direito ocorre por afecções do fígado, vesícula biliar, flexura hepática do cólon, distúrbios no hemitórax direito, hemidiafrágma direito, doenças musculoesqueléticas ou do sistema nervoso.
Pleurite: Doença na qual a membrana que reveste o lado interno da cavidade torácica e circunda os pulmões, chamada de pleura, fica inflamada. Também chamada de pleurisia, causa forte dor na costela que piora ao respirar.
Um dos sinais é o aumento da dor com a inspiração, pois isso pode denotar um problema da pleura, que é o tecido que recobre e protege o pulmão. Quando o paciente apresenta esse tipo de desconforto ao inspirar, os especialistas trabalham com hipóteses, como infecções (virais, bacterianas, como a tuberculose) ou tumores.
O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições.
A maioria dos cistos funcionais e dos tumores ovarianos não cancerosos não causa sintomas. Ocasionalmente, há dor na área pélvica ou dor ocorre durante as relações sexuais. Alguns cistos produzem hormônios que afetam os períodos menstruais. Assim, as menstruações podem ser irregulares ou mais intensas que o normal.