Confecciona, aplica e retira aparelhos gessados, tais como: talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético. Prepara e executa trações cutâneas, auxiliando o médico na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações.
R$ 1.
O Curso, com aulas práticas e teóricas, no total de 10 horas semanais, totaliza 690 horas, sendo 390 h de aulas práticas e teóricas e 300 h de estágio. O estágio será realizado a partir do 5 mês após o início do curso. Valor do Curso: 8 parcelas de R$ 325,00*. Sendo a primeira Mensalidade, paga no ato da Matrícula.
Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova.
Caso a lesão afecte um osso (por exemplo, uma fractura), é Preciso imobilizar as duas articulações das suas extremidades; caso se trate da fractura de um osso da perna, é preciso imobilizar o joelho e o tornozelo e, caso a fractura se localize num osso do antebraço, deve-se imobilizar o cotovelo e o pulso.
Conceito: Conceitualmente, para imobilizar uma fratura basta imobilizar o local fraturado juntamente com as articulações proximais e distais ao trauma.
Devemos, antes de imobilizar, avaliar a. sensibilidade, circulação e função motora.
- Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; - Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
01) Não é correto adotar a seguinte conduta para imobilização em caso de fratura: ... Aplicar panos limpos sobre as fraturas expostas.
A importância das talas de imobilização A tala é um dispositivo que tem como função evitar o movimento de uma determinada articulação ou pode ser usada para manter em uma posição os ossos que sofreram fratura. Por isso, é um item muito importante para o socorro de acidentados e a recuperação de um paciente.
Para evitar uma Fratura óssea(perda da continuidade óssea, acontece com a separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo).
Imobilizar o local atingido usando talas, que podem ser improvisadas com papelão, bengala, tapete do automóvel, triângulo, galho de árvore ou qualquer outro objeto reto e rígido. Não colocar o osso no lugar, porque pode ocorrer perfuração de órgãos ou rompimento de veias ou artérias.
Após a quebra do osso, ocorre uma intensa proliferação do periósteo. Isso leva a formação de uma anel, o calo ósseo, que envolve os pedaços quebrados. Simultaneamente, os osteoclastos iniciam a remoção de células ósseas mortas e do coágulo formado, já que na fratura há uma hemorragia considerável.
Uma fratura é uma rachadura ou quebra de um osso. A maioria das fraturas resulta de uma força aplicada ao osso. As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo.