substantivo feminino [Bacteriologia] Gênero (Treponema) de microrganismos, agentes responsáveis por doenças do homem e dos animais, que se caracterizam pelo corpo muito delgado, espiralado, cilíndrico ou ligeiramente achatado, com extremidades pontiagudas, cuja multiplicação se faz por divisão longitudinal.
A diferença principal é que os testes não treponêmicos detectam anticorpos que não são específicos contra Treponema pallidum e os testes treponêmicos detectam anticorpos específicos para antígenos de T. pallidum.
Por esse motivo, podem ser utilizados como teste de triagem no diagnóstico de sífilis. Outros testes treponêmicos utilizados são o FTA-Abs (anticorpo treponêmico fluorescente com absorção) e a hemaglutinação (TPHA). Ambos são utilizados com testes confirmatórios nos fluxogramas diagnósticos de sífilis.
2. Sífilis secundária
Coleta: Jejum não necessário. Interpretação: Uso: confirmação de resultados reagentes em testes não-treponêmicos no diagnóstico da sífilis, diagnóstico de sífilis tardia (mesmo com testes não-treponêmicos não reagentes).
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.
A principal forma de transmissão da sífilis é por meio do contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode acontecer por meio do contato com sangue ou mucosa de pessoas infectadas pela bactéria Treponema pallidum, que é o microrganismo responsável pela doença.