adjetivo Diz-se do animal que se reproduz por ovo, porém o conserva dentro de si até o desenvolvimento do embrião, que se alimenta unicamente das reservas acumuladas no ovo: a víbora é ovovivípara.
Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. ... Diferem dos animais vivíparos que o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.
É importante salientar que todas as aves são exclusivamente ovíparas. São exemplos de animais ovíparos: galinha, pinguim, algumas espécies de peixes, tartaruga-marinha, sapos, jacaré, canário, pavão, ornitorrinco, equidna, aranha, borboleta, abelha e caracol.
Exemplos de Animais Ovíparos
1 – Mães desnaturadas Esses animais cuidam de suas crias apenas durante os primeiros doze dias de vida dos pequeninos, e depois desse período, as mães focas simplesmente abandonam os filhotes, deixando-os supervulneráveis ao ataque de predadores.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.