A habilidade metacognitiva está relacionada a um controle maior sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. Ou seja, a metacognição também passa por um processo de aprendizagem. ... De forma geral, essas habilidades estão focadas na forma como organizamos as coisas. É a capacidade de se auto regular e planejar.
Resposta: é a capacidade de compreender informações e agir, transformando-as em conhecimento.
É a aprendizagem sobre o processo da aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com os objetos externos. A metacognição é a capacidade do ser humano de monitorar e autorregular os processos cognitivos.
Um exemplo de metacognição pode ser o fato de estar lendo um texto e, ao verificar se o compreendemos, nos damos conta de que a resposta é não e lemos de novo. Ou, por exemplo, quando ao solucionar um problema, percebemos que a estratégia mental que estávamos aplicando não funciona e mudamos para outra.
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
As estratégias metacognitivas de leitura devem ser selecionadas considerando-se a maturidade do leitor, a abordagem e complexidade do texto, o lugar onde o leitor se encontra na frase ou no texto e o propósito da leitura, a fim de possibilita-lo efetuar um plano para compreender o texto (Kopke, 1997, 2001).
Destaca-se por estratégias cognitivas de aprendizagem aquelas estratégias que operam diretamente com a informação e o uso destas estratégias refletirá na forma com que o aprendiz armazena, organiza e elabora as informações.
As estratégias de Aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos usam para adquirir a Informação. ... Para esses pesquisadores, as estratégias primárias são as destinadas a ajudar o aluno a organizar, elaborar e integrar a informação (DANSEREAU et al., 1979).
Segundo o Porvir, em especial detalhado sobre o tema, o termo Personalização do Ensino ou Ensino Personalizado se refere a uma série de estratégias empreendidas por espaços e agentes educativos para promover o desenvolvimento integral dos estudantes de maneira individualizada, respeitando os interesses, dificuldades e ...
Antes de conhecer as experiências, confira algumas características recorrentes em todas elas:
Através de fundamentação teórica, foi possível demonstrar que o ensino hibrido e metodologias ativas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos são envolvidos diretamente nos estudos e podem administrar melhor o tempo de estudo.
O ensino híbrido é baseado no princípio que os alunos podem enriquecer seu aprendizado do modo que achar adequado. O método possui duas formas de aprendizado, onde o aluno pode escolher de acordo com o seu perfil.
O ensino híbrido é uma das maiores tendências da educação no século XXI. Essa nova metodologia tem como objetivo aliar métodos de aprendizado online e presencial. ... O ensino híbrido incentiva as instituições a refletirem sobre a organização das salas de aula, o planejamento pedagógico, entre outros aspectos.