Sistemas de numeração dos dentes O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.
Na infância, são 20 dentes de leite, ou decíduos, na dentição primária. Já em adultos essa quantidade se eleva para até 32, considerando os 4 dentes do siso ou terceiros molares. Esta é a quantidade normal na dentição de um adulto, já praticamente completa no início da adolescência.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Os motivos dos dentes do siso não nascerem são diversos, mas os mais comuns são a boca com estrutura pequena e os dentes grandes, que são em decorrência de heranças hereditárias e até hábitos alimentares que alteram a cronologia do nascimento dos dentes.
Esta situação normalmente acontece quando não existe espaço suficiente para o seu devido posicionamento na arcada dentária, ou quando o mesmo se encontra em posição “horizontal” ou “deitado”, dentro do osso maxilar, não permitindo assim a sua erupção.
No geral, é esperado que o dente siso cresça sem ocasionar nenhum problema bucal. Contudo, há pessoas que têm dificuldade no momento em que a região dentária não apresenta o espaço ideal. O resultado são alterações na formação da arcada dentária e inflamações como a pericoronarite, que impactam o tecido da boca.
Extrair o dente do siso tarde pode levar à morte Isso pode lesionar os nervos da região e oferecer chances maiores de infecções, que podem causar complicações sérias e, em alguns casos, levar a óbito.
Quando é necessário extrair o dente do siso? A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento destes molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.
Em média, pode variar de 50 reais a 1.
O valor para fazer a extração desse dente varia muito, mas geralmente o preço é entre R$200,00 a R$400,00 cada dente. Nas pesquisas que fizemos na região do interior de Minas Gerais, o preço mais recorrente para extrair um dente siso em 2020 é de 400 reais cada dente.
Não deve nem mesmo escovar os dentes durante o primeiro dia de recuperação. De acordo com o consultório do cirurgião-dentista Dr. Joseph Arzadon, da Virgínia, nos Estados Unidos, o tempo típico de recuperação dos dentes do siso é de três a quatro dias, embora possa durar até uma semana.