O rádio – eu sabia que todos iam perguntar se não existe um osso chamado “TV”, “Internet” e outras graciosidades. O nome dele vem de radius, aqui com o significado de “vareta de roda, estaca”, pelo formato e proporções. Acompanhando-o temos a ulna, de ulna, do Grego olene, “cotovelo”.
O cúbito é o osso medial do antebraço (na posição anatómica) em relação ao osso rádio. Os seus principais acidentes ósseos são: ... Incisura radial (lateral ao processo coronóide, onde a cabeça do rádio articula-se);
O antebraço é formado por dois ossos longos situados lado a lado, sendo o rádio lateral e a ulna medial. Estão unidos pela membrana interóssea, estendida entre eles. Ambos se articulam com o úmero, superiormente, embora a ulna seja preponderante na formação da articulação do cotovelo.
O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal. Fraturas do rádio distal ocorrem quando a área do rádio próxima ao punho se quebra.
Significado de Ulna substantivo feminino [Anatomia] O mesmo que cúbito. Medida antiga equivalente a uma braça.
O olécrano é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo.
A superfície articular lateral é o capítulo, levemente convexo. A ulna é o osso mais longo do antebraço, articulando-se com o úmero no cotovelo, com o rádio e com os ossos do carpo no punho.Com o braço em posição anatômica, a ulna localiza-se medialmente.
Ulna é como passa a ser chamado um dos ossos do antebraço. . Cúbito é a articulação de três ossos que ficam entre o braço e o antebraço. Em latim, cúbito quer dizer articulação do antebraço.
É o osso lateral do antebraço . É o mais curto dos dois ossos do antibraço. Articula-se proximalmente ao úmero e a ulna e se encontra com o carpo . Ajuda na articulaçao do braço , junto com a ulna.
A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo). A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto.
O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) - que o articula com o osso do quadril ou osso coxal - e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela. Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm.
O fêmur é o osso mais forte e mais comprido do corpo, ocupando o espaço do membro inferior, entre as articulações do quadril (anca) e do joelho.
O fêmur é o maior, mais volumoso e mais forte osso do nosso corpo. Ele fica localizado na região da coxa, ligando-se ao joelho na extremidade inferior e à pelve na extremidade superior.
O maior osso do esqueleto é classificado como um osso longo, apresentando portanto duas epífises, proximal e distal, e um corpo, ou diáfise. O fêmur articula-se pela sua extremidade proximal com o osso do quadril e pela extremidade distal com a tíbia.
Consiste na diáfise da epífise proximal que se prolonga através de um pescoço até uma cabeça (esférica) que o articula com o osso do quadril ou osso coxal e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia e à patela.
A cabeça do fêmur, extremidade do osso longo da coxa, se encaixa na cavidade acetabular do osso pélvico. É, portanto, uma articulação de grande porte, adaptada para suportar o peso do corpo, distribuir os esforços e permitir os movimentos de flexão, extensão e rotações dos membros inferiores.
O que é a Fratura de fêmur e Como se trata. A fratura do fêmur acontece quando surge uma fratura no osso da coxa, que é o mais comprido e mais forte osso do corpo humano.
Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato dos ossos produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril. Por vezes pode-se até‚ ouvir um estalido no lugar.
osso longo
Exceto pelo fêmur, a tíbia é o maior osso no corpo que suporta peso.
→ Perna: é formada pela tíbia e pela fíbula, sendo o primeiro o maior osso dos dois. A fíbula é o osso mais delgado do organismo e dispõe-se de forma paralela à tíbia. → Pé: Os ossos dos pés são formados pelos ossos do tarso, metatársicos e falanges.
No uso comum, a perna humana é o membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo, incluindo a coxa, os joelhos e as panturrilhas. O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna. Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo.