Significado de Calistenia substantivo feminino Exercícios físicos, geralmente destinados a mulher, sem o auxílio de aparelhos específicos e desenvolvidos para melhorar ou aperfeiçoar o corpo, aumentar a beleza, a força etc; ginástica rítmica. ... Etimologia (origem da palavra calistenia). Do grego Kallos + sthenos + ia.
Benefícios da calistenia para o corpo e a mente:
A calistenia é um tipo de exercício que utiliza apenas o próprio peso do corpo, sem depender de materiais e aparelhos. A prática pode utilizar-se de barras para alguns exercícios, mas não passa disso.
como dividir o treino (calistenia)
Usar protocolos de seis dias com 1-2 exercícios e séries de 2-6 rep por grupo muscular 3x na semana é muito produtivo no aumento da força máxima. Sempre priorize as pernas nessa divisão, usando uma distribuição de 70/30 do volume de treino em favor das pernas e glúteos.
A calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular, não sendo necessário usar equipamentos de academia, até porque um dos princípios da calistenia é o uso do próprio corpo para aumentar a massa muscular.
Como Começar na Calistenia - Alimentação e Treino para obter resultado
Como ganhar massa muscular com a hipertrofia?
Portanto a divisão ideal para um treino full-body deve conter PUXAR, EMPURAR e MEMBROS INFERIORES.
Um treino de calistenia dura de 40 minutos a 1h30.
Então aqui vai um guia com 5 passos para você montar um treino simples, rápido e efetivo para hipertrofia.
Ao praticar calistenia todos os dias, você tem seu último treino (do dia anterior) fresco em sua mente para saber exatamente o que precisa fazer para vencê-lo. Apenas para que fique claro, "bater" o seu último treino não significa apenas fazer uma repetição a mais.
A maioria das pessoas realizam um treino pela manhã e um outro de noite, pois acha que a quantidade é ideal. Saiba que não existe uma regra clara nem exata, embora muitos profissionais defendem a realização de dois treinos no dia.
Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.
Para força, normalmente utiliza-se 2-5 minutos de descanso para séries de 1-5 repetições com carga alta. Já para emagrecimento descansa-se 0-30 segundos para séries que podem variar de 1 a 25 repetições (quanto mais repetições menor a carga).
Entre os treinos "Para atividades leves e moderadas recomendamos um intervalo de segurança de 24 horas e, para atividades mais intensas e com maiores cargas, esse intervalo de descanso deve ser de 48 horas", afirma Gustavo Abade.
Geralmente, se o foco é ganho de força e de massa muscular, quando o aluno tende a utilizar cargas maiores, ele precisa de um descanso de 45 segundos a 1 minuto e 30 segundos para recuperar os músculos para a próxima série.
Mais que isso: também chamado de intervalo de recuperação (IR), esse tempinho que muitos usam para mexer no celular ou conversar é um divisor de águas entre um treino eficiente e um treino medíocre. Como diria um velho ditado alemão: O diabo mora nos detalhes.”
Após terminar a série, o músculo precisa de tempo para recuperar os níveis iniciais de ATP. E é aí que entra o tempo de descanso entre séries! Cada pessoa tem uma capacidade de regeneração muscular e de recuperação dos substratos energéticos (ATP/CP).