O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.
A constante melhora e equilíbrio de todos estes atributos físicos é o ponto fundamental na preparação física e técnica de um atleta. Por isso, a aplicação correta dos princípios do treinamento esportivo é fundamental neste esporte e esta diretamente correlacionada com o aumento do desempenho individual do atleta.
Objetivos do treinamento (ou metas operacionais): lidam com atividades ou comportamentos novos e práticos que os alunos podem aplicar após o término do curso; Objetivos de aprendizado: descrevem os conhecimentos, comportamentos e abordagens que os alunos devem dominar no final de cada módulo de treinamento.
Ele consiste em uma corrida realizada em ritmo superior ao que o atleta está acostumado, aliada com intervalos já estabelecidos. Esse treinamento pode ajudar em muito o atleta aumentar sua velocidade habitual, expandir a capacidade muscular e cardiovascular, além de elevar, consequentemente, o VO2 Máx.
Os treinamentos morfológicos garantem apenas os efeitos externos, os que são visíveis, melhorando aumento da massa muscular. Os treinamentos pscicológicos provocam melhorias psicológicas e melhoram questões sociais, como o aumento da interação do indivíduo com a comunidade, por exemplo.
Você já ouviu falar do treinamento cíclico ou circuito? Refere-se a um conjunto de treinos curtos de alta intensidade, direcionados para a queima de gordura subcutânea e para a formação de uma musculatura definida e seca.