10 - Para nivelar o subsolador proceder da seguinte forma : - O trator deve estar em local plano; em seguida nivelar o subsolador no sentido transversal (largura) através da manivela do braço inferior direito do engate hidráu- lico. Observar as medidas "h", que devem ser iguais conforme figura 12.
A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande. Diminuímos então a profundidade do seu trabalho.
Deve haver pelo menos uma manivela em um dos braços para ajustar o ângulo. Depois, ajuste o terceiro braço superior para que o arado fique nivelado na parte frontal e traseira. Pode ser que você precise ajustar mais ao começar a arar, pois o arado deve estar na posição correta antes de ser introduzido na terra.
Nessa categoria, os tratores que merecem meu destaque são:
Atualmente, o agricultor conta com inúmeras ferramentas para realizar o trabalho no campo. Desde instrumentos mais simples como a enxada, enxadão, rastelo, foice, ancinho, carrinho de mão, entre outros. Até tecnologias mais modernas como trator, colheitadeira, arado, grade, pulverizador, plantadeira, etc.
Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada, foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina. A finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família,e para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial.
As tecnologias para uso no campo
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).