Significado de Meirinho substantivo masculino [Antigo] Funcionário judicial correspondente ao atual oficial de diligências. Funcionário que o rei nomeava para governar, com ampla jurisdição, um território ou comarca.
substantivo feminino Processo artificioso, abuso de recursos e formalidades em questões judiciais.
elemento de composição Elemento de composição de palavras que traz a ideia de fino, delgado, tênue, sutil. Etimologia (origem da palavra lepto). Do grego leptón, “fino”.
4 equanimidade, imparcialidade, isenção, neutralidade. Rigor: 5 correção, dignidade, honestidade, integridade, lisura, probidade, rigor, severidade.
«Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. ... Nos salmos, além da ideia de ordem, indica frequentemente uma acção que se conforma à ordem estabelecida, dando ao outro o que lhe corresponde e restaurando-o na sua devida dignidade.
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. ... A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
- Justiça Comutativa: presente nas relações sociais de troca, sendo que as partes devem dar e receber numa proporção matemática. Uma troca é justa quando, os produtos que foram trocados eqüivalem-se exatamente, quantitativamente.
A justiça comutativa trata da relação entre dois indivíduos. Ela trata, portanto, na terminologia da tradição aristotélica, de relações da parte com a parte no interior do todo social. A justiça distributiva tem como objeto as relações da comunidade com os seus membros.
O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.
Resumo: A noção de Justiça de Platão reflete na sua metafísica, colocando-a em uma posição de uma Verdade a ser buscada por todos que prezam um amor pelo conhecimento, dando-a uma posição de virtude, de uma excelência a ser apreendida por qualquer um.
Neste plano político o justo, para Platão, é o bem comum da pólis. E há ainda um segundo duplo na noção de justiça expressa na cosmovisão platônica do mito de Er: ... Aprende-se que a justiça é uma retribuição – daí retributiva – a escolhas autônomas que fizemos frente às três Moiras.