“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Trata-se de uma epístola que nos adverte a respeito do perigo das heresias, que são os falsos ensinos que têm se infiltrado na Igreja desde o seu nascimento, e que tentam corromper a doutrina que nos foi ensinada pelos apóstolos. ...
A Epístola de Judas é um texto escrito por um discípulo tendo como supostos destinatários ou judeus convertidos ao cristianismo espalhados pela Ásia Menor.
Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. ... Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus", mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.
Há dúvidas com relação a data em que a epístola foi escrita. A hipótese mais comum é de que ela teria sido escrita no ano de 49 D.C., após o retorno do apóstolo Paulo de sua primeira viagem missionária, quando ele permaneceu por um tempo em Antioquia.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
De acordo com o livro de Romanos, do Novo Testamento, Tércio de Icônio agiu como um amanuense para o apóstolo Paulo, escrevendo sua epístola. Romanos 16:22 Ele é contado entre os Setenta Discípulos em uma lista atribuída, por pseudônimo, a Hipólito de Roma, que é encontrado à margem de vários manuscritos antigos.
Apóstolo Paulo
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O último dos evangelhos, o de João, foi escrito para doutrinar os novos convertidos.
E foi provavelmente de Antioquia, por volta dos anos 80 d.C., que Mateus escreveu o seu evangelho para essas comunidades. ... Antioquia era uma das três maiores cidades do império romano.
Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.
Pensa-se que, como Marcos (e ao contrário de Mateus), o público-alvo do Evangelho de Lucas são os gentios. O fato do evangelho ser dirigido a Teófilo não reduz nem limita seu propósito. O livro foi escrito para fortalecer a fé de todos os crentes e para reagir aos ataques dos incrédulos.
Téofilo é o nome ou título honorífico da pessoa mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 1:3) e nos Atos dos Apóstolos (Atos 1:1). ... Teófilo provavelmente seria um grego ou romano convertido, um amigo de Lucas, que havia pedido um relato sobre os eventos, e havia recebido uma carta privada, que ele mesmo publicou.
Antioquia, Turquia
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas: Mateus – um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos. ... Marcos – um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico".
Médico