A diferença entre o pensamento filosófico e o pensamento mítico se dá basicamente pelo fato de que , a filosofia se baseia grandemente em fatos que são racionais , porém , o pensamento mítico muitas vezes se baseia na fé , na crença das pessoas .
O pensar filosófico e o pensar mítico se diferem na racionalidade e no discurso. Enquanto o filósofo discursa através de argumentos e da lógica, aquele que conta os mitos se baseia nas histórias e falas que não estão justificadas, mas passadas como verdade para todos.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.
Pensamento Mítico - Direito Legal. A Filosofia é um modo de pensar específico, que supera, em determinado momento histórico, um outro modo de pensar, até então hegemônico. Esse modo de pensar superado pela Filosofia chama-se Mito. Em termos genéricos, consiste numa narrativa sobre a origem de alguma coisa.
Com base nos conhecimentos adquiridos em filosofia, se deu através da racionalização e questionamento sobre os deuses, que eram a base de comando da época, e por elas, as pautavam-se para desenvolverem seu comportamento social.
02) (UEA AM/2017) Pode-se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: (a) Animismo, descrença religiosa, antropocentrismo. (b) Origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.
) Pode-se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: a) origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.