Outra técnica de corte muito utilizada na gastronomia, a brunoise nada mais é do que legumes ou frutas cortados em cubinhos bem pequenos, de cerca de 2mm por 2mm.
Brunoise
Julienne, ou Juliana, é um tipo de corte a faca usado em culinária, na qual o alimento (especialmente vegetais) é cortado em tiras longas e finas, similar a palitos. ... As medidas para o corte Julienne normalmente são de 3 x 3 mm de espessura, e 3 a 5 cm de comprimento.
Cortar legumes à julienne se trata de cortá-los em palitos finos e uniformes. Essa técnica é muito usada para fazer saladas, sopas, petiscos e diversos outros pratos. Use sempre uma faca bem afiada para um corte perfeito.
Segurando a faca: segure o cabo da faca com os últimos 3 dedos e o indicador e polegar seguram a lâmina. Dessa maneira a fica bem firme. Corte palitinhos bem fininhos.
Mandolino Metaltex (Melhor escolha) Cortador Fatiador e Descascador de Legumes Nicer Dicer Plus (Melhor para o seu bolso) Ralador, Fatiador Cortador de Legumes Mimo Style (Para quem procura por estilo) Cortador, Fatiador de Legumes Tabletop (Para praticidade)
Tabela de Comparação dos Melhores Raladores
Melhores Espiralizadores de 2019
Melhor fatiador de frios profissional
Melhor fatiador de frios domestico
Os fatiadores de frios precisam atender basicamente a duas normas principais....Os principais pontos de destaque dessas duas normas são:
Ajuste a espessura do fatiador girando o regulador de espessura (fig. 10). Gire o botão do posicionador no sentido horário para limitar a espessura máxima desejada para a fatia. Atenção: Pela norma NR12, o regulador de espessura foi limitado a abertura máxima de 5 mm.
O fatiador de frios elétrico Pratic da Lenoxx é o ideal para quem procura agilidade na hora de cozinhar. Ele possui 85W de potência, 03 velocidades e permite que seja feito ajuste de corte, deixando os alimentos na espessura que você desejar.
Fatiador e cortador: como usar?
Lojas
Posicione o Carrinho (Item 03, figura 03) sobre a Mesa do cortador (Item 02, figura 03). 2.
A dica simples que podemos sugerir é: antes de levá-lo para a tábua de corte, retire o bacon de sua geladeira e deixe-o em seu congelador por 10 à 15 minutos. Será tempo suficiente para diminuir a temperatura do bacon, sem congelá-lo, deixando a peça numa textura firme e ideal para o corte.
Corte o bacon gelado onde a gordura estará mais rígida e assim, mais fácil para cortar. O bacon precisa estar em temperatura ambiente na hora de fritar. Se estiver congelado, deixe em cima da bancada por alguns minutos, até que a gordura amoleça. Não descongele no micro-ondas pois irá cozinha-lo.
COMO FAZER:
1Lave e enxugue a barriga de porco. 2Misture o sal de cura aos temperos que preferir e cubra a peça toda. 3Ponha a carne num saco plástico, acrescente mais uma colherada da cura e de temperos e feche de forma hermética. Mexa para distribuir o sal e deixe na geladeira por uma semana.
Tanto o bacon como a pancetta e o toucinho são da mesma matéria-prima do porco: geralmente a barriga e a parte do lombo.
Nas versões artesanais, a carne é temperada com uma mistura seca, que geralmente leva sal, açúcar e pimentas. O processo todo, leva, em média, uma semana e o prazo de validade do bacon costuma ser de 3 meses.
Ou seja, a maneira mais saudável de prepará-lo é no forno em vez de frito. Além disso, como o bacon já contém muita gordura, não é necessário acrescentar óleo extra. Contudo, a ideia é que ele seja um alimento ocasional, não parte integral das refeições do dia a dia.
Conforme o médico, o consumo de bacon ajuda na digestão, reduz o colesterol e controla o diabetes. Além disso, também facilita o emagrecimento, protege a saúde cardiovascular e facilita o ganho de massa magra.
Em geral, os nutricionistas dirão que não há problema nenhum em comer bacon, mas a ideia é que ele seja um deleite ocasional, não parte integral das suas refeições. “Coloco alguns alimentos na categoria 'de vez em quando'”, explica a nutricionista Nikku Ostrower.
Aprenda a deixar o bacon sempre crocante e suculento Depois, cubra o bacon com água. Nada de exageros, apenas o suficiente para cobrir as tiras. Como o próprio chefe explica, a água mantém a temperatura de cozimento inicial baixa, ajudando o bacon manter parte de sua umidade e, consequentemente, o sabor.
mergulhe completamente o lado do bacon por algumas horas em água gelada limpa e fria, escorra, enxágue e repita. Um refrigerador é melhor para isso, pois mantém a carne fresca e oferece muita água para o sal diluir, caso contrário, use uma panela grande na geladeira.