Vale lembrar que os íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons. Portanto, nas ligações iônicas, um ânion, íon de carga elétrica negativa, se une com um cátion, íon de carga positiva, formando assim, um composto iônico por meio da atração eletrostática existente entre eles.
O cloro quer receber 7é na última camada. Para ficar com 8é (igual aos gases nobres), precisa de 1é. As ligações iônicas formam compostos iônicos que são constituídos de cátions e ânions....Ligação iônica.
Resposta. São os gases nobres, da família 8A, pois possuem sua ultima camada completa com 8 elétrons, ou no caso de Hélio, apenas 2 elétrons.
Ligação Iônica = metal + ametal ou hidrogênio; Ligação Covalente = ametal + ametal ou hidrogênio; ... Logo, o composto que não realiza ligação iônica é o HCl, pois a ligação ocorre entre o hidrogênio e o cloro que é um ametal, portanto, ligação covalente.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
A ligação iônica é formada pela atração eletrostática entre íons de cargas opostas, positivos (cátions) e negativos (ânions). Nesta ligação a transferência de elétrons é definitiva.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.