Base e ácido devem se neutralizar Antes que acabarmos com a explicação química, vale frisar também que o bicarbonato de sódio é base, enquanto o vinagre é ácido. Portanto, ao serem combinados eles acabam se neutralizando.
Como tirar a acidez de molhos e alimentos? Essa aprendi agora e gostei muito! Depois que o molho ou o alimento já estiver quase cozido misture uma colher de café de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio em um pouco de água e misture no molho. Pronto!
Pra tirar a acidez do tomate, é sempre bom a gente colocar um pedaço de cenoura dentro do molho, na hora que ele for apurar, ou então uma colher pequena de açúcar. É tiro e queda!
Modo de Preparo Coloque a cebola em água com açúcar para tirar o excesso de acidez, deixe por uns 5 minutos e depois enxague.
Reduza a acidez do molho com: Bicabornato de sódioOutra dica para reduzir a acidez do molho de tomate é adicionar a mesma quantidade uma colher de café ou de chá, dependendo do tamanho do preparo, de bicarbonato de sódio. CatchupO molho industrializado de tomate, por ser adocicado, também ameniza o sabor da acidez.
Você pode melhorar um molho amargo adicionando uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio (ou sal) e algo doce (mas não muito).
Para realmente diminuir a acidez, experimente acrescentar algumas colheres de bicarbonato de sódio ou fermento em pó. Turbine seu molho com legumes e verduras – Para aumentar o valor nutritivo do seu molho e deixar ele ainda mais gostoso, aposte em misturas com legumes e verduras.
O sabor ardido e a acidez podem ser suavizadas com um banho de água na cebola já cortada (coloque numa tigela com água gelada por pelo menos 10 minutos; depois é só escorrer bem e servir).
Coloque uma colher de chá de açúcar Globo para cada cebola. Misture e deixe nessa solução por 5 minutos, A água gelada misturada ao açúcar faz com que a cebola fique crocante e com um sabor muito mais suave, ideal para usar crua ou em molhos frios como o vinagrete, saladas, bem como lanches e pizzas.
Como amenizar o gosto forte de cebola!
Sal: Coloque a cebola cortada ou inteira (descascada) em uma vasilha com água com uma a duas colheres de sopa de sal. Água gelada: Coloque a cebola cortada em um recipiente com água bem gelada (pode usar pedras de gelo). Deixe por até 20 minutos.
Adicione quantidades extras de outros ingredientes para atenuar o sabor excessivo do orégano. Comece com os ingredientes básicos do prato. Por exemplo, adicione uma lata extra de massa de tomate no caso de molho de espaguete ou uma xícara de caldo de frango no caso de sopa.
Use temperos para diminuir o amargor dos alimentos. Adicione ervas frescas ou desidratadas, como alho ou pimentas malaguetas, tomates picados, limão, molho de soja ou vinagre aos alimentos amargos, de acordo com sua preferência, enquanto cozinha, para bloquear o amargor.
Sabe quando você se descuida dois segundos da panela de molho e quando vê ele ficou levemente queimado com sabor amargo? Pois, quando isso acontece a melhor forma de salvar sua receita é colocar o molho em outra panela e acrescentar a ele uma pitada de açúcar para tirar o gosto ruim.
Adicione pequenas quantidades de óleo ou meio gorduroso, como azeite ou manteiga, à sopa. Isso ajudará a disfarçar os sabores amargos porque eles cobrem a língua e porque dão à sopa um sabor mais rico. Se a adição anterior de sal ou açúcar funcionou, não é necessário adicionar o óleo ou a manteiga.
Temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho, ou ainda, inibir a atividade peptidolítica das enzimas bacterianas.
Normalmente, esta mudança é relacionado com a contaminação microbiana, especialmente bactérias psicrotróficas e coliformes. Esta alteração resulta da oxidação dos ácidos graxos insaturados, contidos na gordura do leite, pelo oxigênio molecular. Esse defeito é algumas vezes confundido com a rancificação.
Os constituintes do leite que contribuem para isso são principalmente a lactose (sabor adocicado) e os sais inorgânicos (salgado), e também outros, como álcoois, ácidos graxos, lactonas e compostos formados ou ativados durante o tratamento térmico.
-Leite alcalino: coloração arroxeada ou violeta (provável indicativo da presença de água, leite derivado de vacas com mamite ou leite com adição de redutores como o bicarbonato de sódio). Muito simples e prático, basta ferver uma pequena amostra de leite. O leite normal deve resistir à fervura sem “talhar”.
Por determinação da lei, a coleta depende do resultado de um teste: o teste do álcool. Se o leite talhar será considerado ácido, azedo, e não poderá ser carregado. O leite só fica ácido depois que sai da vaca. Geralmente, por causa da falta de higiene na hora da ordenha ou até por falhas no sistema de resfriamento.
Em uma panela aqueça 1 litro de leite até 60 ºC, retire a panela do fogo, adicione 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã (ou suco de limão), volte a panela ao fogo e reaqueça o leite até coagular (+/- 1 minuto).
Leite estragado pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa.
Alguns leitores perguntaram por que às vezes o leite coalha quando a gente ferve. Hoje já é bem mais raro isso ocorrer, porém ainda acontece. O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”.