A língua fissurada, também chamada de língua rachada, é uma alteração benigna caracterizada pela presença de vários cortes na língua que não causam sinais ou sintomas, no entanto quando a língua não é bem higienizada, há maior risco de infecções, principalmente pelo fungo Candida albicans, além de também poder haver ...
Saiba como tratar língua cortada “Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais”, indica a odontologista. Em quadros mais severos, o profissional pode receitar o uso de medicações, para controlar a dor e inflamação.
As rachaduras na língua ou língua fissurada indicam a presença de sulcos, sinalizando uma falha no funcionamento do corpo humano. Em alguns casos, as rachaduras na língua são algo genético, ou seja, não provocando qualquer problema de saúde, dor ou qualquer tipo de mal-estar na região.
Geralmente, a língua branca é sinal de que existe uma grande acumulação de bactérias ou fungos em boca. A cor da língua fica alterada, ficando coberta por uma camada esbranquiçada que resulta da concentração de resíduos alimentares e células mortas.
Tratamento para a língua branca Certifique-se também de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia com um creme dental como o Colgate Total ® 12 para manter o seu hálito fresco e limpo, e não esqueça de passar fio dental para eliminar os pedacinhos de comida que tenham escapado na hora da escovação.
Para isso, o médico pode recomendar a aplicação de um creme ou pomada com miconazol, nistatina (Daktarin) ou clotrimazol (Canesten), 2 a 3 vezes ao dia, o uso de uma suspensão oral com nistatina (Canditrat) ou mesmo a ingestão de antifúngicos orais, como o fluconazol (Zoltec), em comprimidos.