Também chamado de “Transporte Interno” a movimentação de materiais diz respeito ao movimento de produtos dentro de uma pequena área. Dentro de uma fábrica, por exemplo, isso significa toda a movimentação com o objetivo de repor a matéria-prima da linha de produção e o transporte para diferentes setores ou galpões.
Quais os principais equipamentos utilizados na movimentação interna de materiais?
Já a armazenagem é um conceito muito mais amplo, referindo-se a todas as operações que são necessárias para manter um estoque, deslocar mercadorias e suprir lojas, fábricas e clientes.
Armazém com a configuração mais simples: zona de armazenagem, zona de gestão, vestiário e banheiro para funcionários. Armazém com zonas adicionais para recebimento, embalagem, consolidação e expedição.
Pode ser dividida nas seguintes categorias: corredores estreitos, pois otimizam o espaço; transelevadores, para cargas com densidade elevada; autoportante, que aproveita melhor o espaço vertical; e deslizante, com paletes em blocos e área de circulação reduzida, ideal para baixo giro e alto valor agregado.