Anaxímenes considerava que o ar era o elemento originário. Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo.
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas.
A principal preocupação dos filósofos pré-socráticos era entender os processos pelo estudo da própria natureza. O que demonstra uma característica evidente dos pré-socráticos, visto que eles buscavam chegar ao conceito da origem do mundo por meio de fenômenos naturais.
Resposta: Os primeiro filósofos, conhecidos também, como pré-socráticos. Investigaram os fenômenos da natureza e buscaram o princípio de todas as coisas, bem como seus nexos causais. Ou seja, eles queriam entender a relação que existia entre causa e efeito de tudo.
De qualquer forma, o início de todo o conhecimento racional ocidental deu-se no período pré-socrático. As ideias dos pré-socráticos impulsionaram, por exemplo, as ciências da natureza, ao mostrarem que a resposta para as perguntas naturais não se encontra fora deste mundo, mas na própria natureza.