A logística de produção ou logística industrial abrange a gestão e a otimização dos processos de armazenagem, bem como a movimentação de materiais nas instalações vinculadas a um centro de fabricação.
Enquanto a Produção se preocupa em produzir no tempo certo com qualidade e baixo custo, a Logística é responsável por providenciar os materiais a serem utilizados na fabricação e depois disponibilizar o produto para os consumidores nas condições desejadas.
A logística de produção é um segmento da indústria automatizada, que trata da gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações no processo produtivo, ou seja, o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados.
Logística de Produção é a etapa que implica no processo que visa disponibilizar uma oferta de produtos para o mercado. Ou seja, é o processo de desenvolvimento de novos produtos e que trata da gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações no processo produtivo.
A administração da produção deve permitir, por meio da integração das informações, a orientação das operações do negócio envolvendo todos os setores da empresa. Essa integração da fábrica deve propiciar melhorias de competitividade e garantir a sobrevivência da organização a longo prazo.
Administração da produção são todas as atividades de planejamento, organização, direção e controle de materiais, pessoas, tecnologias, informações, máquinas e outros equipamentos do setor de produção. ... São sistemas dinâmicos que estão em funcionamento constante para produzir os bens ou serviços a que se destinam.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
O papel da administração de serviços em uma empresa de manufatura é de planejar propostas de serviços de forma a agregar valor aos produtos comercializados, objetivando a vantagem competitiva da empresa perante suas concorrentes.