EQST

O Que Lex Mercatoria E Sua Distinço Com O Direito Internacional Privado?

O que é Lex Mercatoria e sua distinção com o direito internacional privado?

R: A lex mercatoria é um complexo de normas que compõem um sistema jurídico integro e com mecanismos de concisos para a solução de controvérsias e sanções próprias, com o intuito de aumentar a segurança nas relações jurídicas comerciais internacionais realizadas entre indivíduos que se localizam em diferentes Estados.

O que é um contrato internacional?

O contrato internacional é, portanto, um acordo de vontades que visa a colimar um objetivo das partes. Na verdade, tal contrato é a consequência do intercâmbio entre Estados e pessoas, no sentido amplo, cujas características são diversificadas dos mecanismos conhecidos e, usualmente, utilizados pelos comerciantes.

Quais as principais características de um contrato internacional?

Características. Os contratos internacionais apresentam especificidades, das quais podemos citar: ... lei aplicável, já que há autonomia para que as partes escolham qual lei aplicar, possibilidade que não existe em um contrato nacional; foro e jurisdição competente, já que ficam a escolha das partes.

Quais os elementos típicos de um contrato internacional?

Os elementos de estraneidade, ou seja, as características que ligam um contrato a mais sistemas jurídicos, determinando a sua internacionalidade, são: domicílio, nacionalidade, lex voluntatis, localização da sede, centro das principais atividades, foro, etc.

O que diferencia um contrato nacional de um internacional?

24). A diferença fundamental entre os contratos nacionais, regidos pelo Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.

Qual é o elemento que define a natureza internacional de um contrato?

Segundo o critério jurídico, defendido por Batiffol, um contrato é internacional quando, pelos atos concernentes à sua conclusão ou execução, ou ainda à situação das partes quanto à sua nacionalidade ou seu domicílio, ou à localização de seu objeto, tem ele liames com mais de um sistema jurídico.

Como redigir um contrato internacional?

Entre as principais cláusulas de um contrato internacional de compra e venda estão:

  1. cláusula geral: estabelece as regras gerais do contrato de compra e venda;
  2. cláusula de retenção de título: estabelece se o bem só será propriedade do comprador depois do pagamento total do preço;

Quais as regras para lei aplicável e juízo competente acerca dos contratos internacionais?

A eleição de foro é admitida tanto em contratos nacionais como em internacionais. A súmula 334 do Supremo Tribunal Federal, que dispõe que é válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato, aplica-se a ambas as espécies contratuais.

Qual a lei aplicável aos contratos internacionais?

Em nosso país, a norma jurídica a ser aplicada pelo Poder Judiciário concernente aos contratos internacionais é a que se encontra disposta no art. 9º do Decreto-lei nº 4.

É possível considerar a arbitragem para os contratos internacionais?

2. A convenção de arbitragem nos contratos internacionais comerciais. ... Ricardo Santos anota que a arbitragem internacional comercial é passível de aplicação às controvérsias que contenham elementos, de fato ou de direito, previstos em sistema jurídico estrangeiro, ainda que as partes sejam nacionais de um mesmo Estado.

É correto afirmar que compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que forem decorrentes de relações de consumo ainda que o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil?

Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que: I. O réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil. ... Decorrentes de relações de consumo, quando o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil.

Quais são as formas de cooperação internacional?

Os Estados independentes podem estabelecer formas de cooperação por acordo e numa base de igualdade. A base da cooperação pode ser a constituição de uma organização internacional, como as Nações Unidas ou como a Organização Mundial de Saúde.

O que significa cooperação internacional quando se aplica?

A Cooperação Internacional é basicamente um auxílio entre os Estados para assegurar o pleno funcionamento da Justiça, quer para a execução de atos processuais, quer para a colheita de provas ou simples troca de informações.

Em que consiste o exequatur?

De origem latina, a expressão ao pé da letra significa "execute-se", "cumpra-se". Bastante presente no Direito Internacional Brasileiro, é um documento autorizador de um Estado para executar as funções de um cônsul.

Qual é a função de uma carta rogatória E o que é o exequatur explique?

Carta precatória é uma forma de comunicação entre juízos, que estão em estados diferentes, com objetivo de cumprir algum ato processual. ... Carta rogatória é uma forma de comunicação entre o judiciário de países diferentes, com objetivo de obter colaboração para prática de atos processuais.

Quem concede o exequatur?

Quem concede o "exequatur" às cartas rogatórias é o STJ (Superior Tribunal de Justiça), conforme preceitua o artigo 105, I, "i", da Constituição Federal.

Quem executa carta rogatória?

Já o artigo 109, X, da Constituição Federal determina que compete ao juiz federal a execução de carta rogatória, após concessão de "exequatur" pelo STJ.

Como distribuir uma carta rogatória?

Nos casos de carta rogatória que tem como alvo dois ou mais destinatários com endereços diferentes no exterior, é necessário encaminhar um conjunto de documentos para cada pessoa que seja alvo da(s) diligência(s) solicitadas.

Como se faz uma carta rogatória?

Carta Rogatória, em resumo, podemos listar os seguintes requisitos:

  1. indicação do juízo rogante (de origem) e do juízo rogado (de destino);
  2. endereço do juízo rogante.
  3. identificação da ação e das partes;
  4. descrição detalhada da medida solicitada (ou finalidade da Carta);