Isopletas são as linhas de igual velocidade básica do vento (m/s), assim como em um mapa topográfico as curvas de nível representam regiões de mesma cota (Altura em relação a um referencial, que geralmente é o nível médio do mar).
A fim de simplificar o dimensionamento das estruturas a NBR 6123:1988 indica a utilização dos coeficientes de forma (Ce) que são valores médios do coeficiente de pressão para respectiva superfície da edificação.
A NBR 6123 apresenta valores dos coeficientes de pressão e forma, externos e internos, para diversos tipos de edificação. Zonas com altas suções aparecem junto às arestas de paredes e de telhados.
Quando se define a quantidade de vigas, lajes e pilares em um pavimento de uma edificação, estamos definindo: B – O tipo de estrutura a ser usado e a partir desse ponto inicial é feito o pré-dimensionamento dos elementos da estrutura. ... Vigas podem estar se apoiando em outras vigas.
Para calcular a força de arrasto , precisamos saber:
O coeficiente aerodinâmico é o resultado da força de arrasto (Fd), dividido pelo resultado da multiplicação entre metade da densidade de massa (p), vezes a velocidade (v), vezes a área de referência (A).
Tratando-se de um meio aquático, encontraremos três tipos de forças de arrasto hidrodinâmico (D), as quais se caracterizam por se oporem ao movimento do nadador: (i) arrasto de fricção, (ii) arrasto de forma ou pressão, e (iii) o arrasto de onda (Polodori et al., 2006; Toussaint et al., 2002).
Significado de Arrasto substantivo masculino Ato de arrastar, de rastejar.
É a componente paralela ao vento relativo da força aerodinâmica total sobre um aerofólio ou sobre uma aeronave.
Existe duas maneiras para diminuir o arrasto de fricção: a primeira é usar uma forma no objeto que permita um fluxo de ar laminar. O segundo método é aumentar o comprimento e diminuir a seção transversal de um objeto tanto quanto for possível.
I - A força de arraste é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. II - Quanto maior é a densidade do meio, maior será a intensidade da força de arraste exercida por um corpo que o atravessa. III - A velocidade terminal de um corpo que se desloca em um meio fluido não depende da massa do objeto.
Estes constantes choques acabam por impedir que os elétrons, submetidos a uma aceleração constante, aumentem continuamente sua velocidade. Este 'bate-acelera' contínuo acaba por produzir uma velocidade média constante, conhecida como velocidade de deriva ou de arraste.
Para corpos que se movimentam no ar, a força de resistência que o ar aplicará sobre eles é dada por: Fr = k. v2. Fr = força de resistência do ar (N). k = constante que depende do formato do corpo e da área de seção transversal do corpo, sendo essa perpendicular à direção do movimento (N.s²/m²).
Forças Resistivas. Onde v é a velocidade do corpo e b1 e b2 são constantes que dependem do fluido e da forma do material. O termo b1*v é chamado de termo viscoso, pois sua existência se deve à viscosidade do fluido. ... Pois na velocidade terminal temos que a força resistiva anula a força gravitacional.
Use a fórmula da velocidade terminal, v = √[(2mg)/(ρAC)].
A velocidade terminal é a máxima velocidade atingida por um objeto em queda livre, e é determinada a partir de características do objeto e do fluido no qual está imerso.
A velocidade terminal é a velocidade máxima que pode ser atingida por um objeto que se move através de um fluido (gás ou líquido) quando está sujeito a uma determinada aceleração. À medida que a velocidade do objeto aumenta, aumenta também a intensidade das forças que resistem ao movimento.
A fórmula da velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme (ou seja, se movendo em linha reta e com velocidade constante) é dada por: v = Δs/Δt, onde Δs é o deslocamento e Δt é o intervalo de tempo.
S = So + Vo. t ± (at²)/2, em que: