EQST

O Que Infraço Disciplinar?

O que é infração disciplinar?

Constitui infração disciplinar toda a ação ou omissão do servidor que possa comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência dos serviços públicos ou causar prejuízo de qualquer natureza à Administração.

Qual a diferença entre infração ética e infração disciplinar?

34, diz que é infração disciplinar “manter conduta incompatível com a advocacia” e “tornar-se moralmente inidôneo para o exercício da advocacia”. ... Assim, a infração ética seria sempre uma infração disciplinar, mas nem sempre o ilícito disciplinar seria uma falta ética.

Quais são as atenuantes que devem ser observadas para a aplicação das sanções disciplinares ao advogado?

ATENUANTES PARA A APLICAÇÂO DAS SAÇÕES: Ausência de punição disciplinar anterior, ou seja, ser “primário”; Se o inscrito manter exercício assíduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer órgão da OAB; A prestação de relevantes serviços á advocacia ou á causa pública.

Em que consiste a sanção disciplinar de censura?

As infrações disciplinares puníveis com censura A censura é uma sanção que representa a censura oficial da conduta do advogado, a qual será analisada e julgada. A pena da censura não pode ser divulgada ou assunto de publicidade.

O que é um crime infamante?

Presumidamente, são também tidos como infamantes os crimes que a Constituição considera inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia, bem como os crimes hediondos – que se revestem de excepcional gravidade, seja pela natureza do bem jurídico ofendido ou pela condição da vítima, por quem o agente revela total ...

Quais são os crimes infamantes?

Entende-se por infamante todo crime que provoque para seu autor desonra, má fama. ... Como exemplos de crimes desta natureza estão o estelionato (art. 171), a falsificação de documentos (art. 297) e a falsidade ideológica (art.

O que significa a palavra infamante?

Infamantes é o plural de infamante. O mesmo que: afrontosos, caluniadores, infamadores, infamatórios, injuriosos, insultuosos.

Quem está impedido de advogar?

Veja-se, portanto, que apenas são impedidos de exercer a advocacia aqueles que são servidores da administração direta, indireta e fundacional, desde que não detenham poder de decisão relevante sobre interesses de terceiros, contra a Fazenda Pública ou entidade empregadora que os remunere, bem como Vereadores, Deputados ...

Quem responde a processo criminal pode fazer concurso público?

Uma das dúvidas mais recorrentes entre aqueles que começaram a jornada de concursos há pouco tempo, ou até mesmo daqueles que já são íntimos das provas, é se, mesmo com o “nome sujo na praça” ou passando por algum processo criminal, poderá assumir seu cargo público, quando aprovado.

Quando o advogado perde o direito de advogar?

Quando é constatado problemas mentais temporários, como depressão ou transtornos de bipolaridade, o advogado pode ser afastado e não expulso. Comprovando a situação mental restabelecida, poderá retornar a desempenhar a função.

O que significa OAB cancelada?

O cancelamento da inscrição do advogado na OAB determina a perda de seu número. Entretanto, em todos casos, exceto falecimento, é permitido retorno aos quadros da OAB, mediante novo pedido de inscrição, que gerará um novo número. Neste caso, os §2º e 3º, do art.

O que fazer quando o advogado não repassa o dinheiro?

Na esfera administrativa, pode ser formalizada denúncia junto a OAB, sendo instaurado um processo ético-disciplinar, uma vez que o advogado que recebe valores destinados ao seu cliente e não repassa devidamente e não presta contas destes valores comete infração disciplinar prevista no art.

Como reaver dinheiro pago a advogado?

O Código de Processo Civil – Lei prevê em seus artigos 389, 395 e 404 que, em caso de descumprimento de obrigação, o credor tem direito a ser ressarcido das despesas com “honorários de advogado”.

Como ficam os honorários advocatícios no pedido de restituição?

Aquele que deu causa ao processo deve restituir os valores despendidos pela outra parte com os honorários contratuais, que integram o valor devido a título de perdas e danos, nos termos dos arts. 389, 395 e 404 do CC/02.

É possível processar um advogado?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que o cliente pode processar seu advogado, se ele lhe causar danos morais e materiais e tiver agido com negligência na condução do processo.

Pode ter dois advogados no mesmo processo?

Vários advogados O ministro lembrou que em inúmeras situações as partes possuem mais de um advogado a representá-las no processo, e esses têm plena capacidade de atuar em seu nome, de acordo com os poderes conferidos na procuração.