Existem outras denominações, como eu poético e sujeito lírico, mas o termo mais conhecido e divulgado é este: eu lírico. Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico.
As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
Denominam-se sílabas métricas ou sílabas poéticas cada uma das sílabas que constituem os versos de um poema. A contagem das sílabas poéticas é um processo que auxilia na criação do ritmo e melodia desejados pelo poeta e faz-se auditivamente, subordinando-se a alguns preceitos. ...
Como disciplina teórica, a poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas, que visa esclarecer suas características gerais, a sua literalidade, criando conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras.
Há poemas que têm uma forma fixa, isto é, submetida a regras determinadas quanto à combinação dos versos, das rimas ou das estrofes. Assim o soneto, o rondó, o rondel, a balada, o cantoreal, o vilancete, a vilanela, a sextina, o pantum, o haicai e a quadra popular.
Hino: onde o poeta glorifica alguém ou celebra algum acontecimento. Ode: pequena composição poética, de estilo sóbrio, severo e erudito com elevação do pensamento. Canção: pequena composição – quase sempre popular – simples e expressiva, sobre diversos assuntos. Soneto: composição poética de forma fixa.
Os poemas de formas fixas são poesias do gênero lírico. Eles seguem sempre a mesma regra segundo a quantidade de versos, estrofes e o esquema de rimas.
Significado de Vilancete substantivo masculino Antiga composição poética de caráter campesino, constituída por um terceto (dito mote) glosado em duas ou mais oitavas (ditas voltas), cujo verso final repete integral ou parcialmente um dos versos do terceto.
Classificação quanto à posição na estrofe Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB. Sufocam minha canção.” Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA. Dele se encante mais meupensamento.”
De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.
Com os olhos eu te vejo, com a boca eu te chamo, com os lábios eu te beijo, com o coração eu te amo. Da semente nasce o broto, do broto nasce a flor, de uma grande amizade, pode nascer o amor. A lua ofereceu ao sol, uma fita de cetim, e eu ofereço a você, um amor sem fim.
Como compor uma música com rimas
substantivo feminino plural Reunião das palavras que compõem um poema; versos. Etimologia (origem da palavra rima). Do grego rhythmós.
1º Momento: Ditados populares com rima