Os hunos foram poderosos guerreiros originários da Ásia. Entre os séculos IV e V, eles conquistaram uma grande parte da Europa. Os hunos eram originários da Mongólia, no leste da Ásia. Eles criavam animais e não tinham morada fixa.
A primeira grande conquista romana em tempos históricos veio com a derrota final do seu vizinho Veios em 396 a.C. Na segunda metade do século IV a.C., Roma enfrentou várias vezes os samnitas, uma poderosa coalizão tribal. Ao final destas guerras, Roma havia se tornado o Estado mais poderoso da Itália.
As consequencias dessas conquistas foi o desenvolvimento do comércio com as colônias e da econômia monetária e com as descobertas nas minas de ouro nas terras que foram conquistadas houve também um aumento na produção de mão escrava.
As mudanças que ocorreram na sociedade romana a partir da expansão territorial foram muitas, tal como o surgimento de novos ricos, preponderantemente patrícios; aumento da população geral e também a de escravos, aumento e mudanças estruturais do exército romano.
As primeiras terras conquistadas por Roma foram dentro da Península Itálica, mais especificamente nas redondezas da cidade, tal como as tribos das colinas Apeninas, as vilas latinas e a região do Lácio. ... Essa foi uma das primeiras terras conquistadas por Roma, todas na região do Lácio.
A escravização por guerra era considerada uma riqueza por si só, ocorrendo também durante certo período da história romana a escravização por dívidas. De qualquer forma, eles eram utilizados em sociedade para trabalho braçal, produção agrícola e artesanal, além de servir em casas.
A expansão romana teve início no século VI a.C., pouco após a fundação da república.
Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era submetido a tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores. ... O período de máxima expansão do Império Inca ocorre a partir do ano 1450 quando chegou a cobrir a região andina do Equador ao centro do Chile, com mais de 3000 quilômetros de extensão.
Essas grandes conquistas militares do Império Romano se deram pelo avanço da ciência militar que ela desenvolveu, inovando cada vez mais na indústria bélica.
A Educação na Roma Antiga progrediu de um sistema de educação informal e familiar, no início da república, para um sistema baseado em aulas pagas durante o dominato e o império. O sistema de ensino era baseado no sistema grego - e muitos dos professores particulares no sistema romano eram escravos ou libertos gregos.
o principal meio da educação romana era a família do tipo patriarcal. O educador era o pai,que na Sociedade familiar romano, desempenha o papel de senhor é de sacerdote (parte família) exercendo máxima autoridade.