A reforma universitária da ditadura militar (às vezes chamada também de reforma universitária de 1968) se trata de uma série de leis que modificaram o ensino superior no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, incluindo como medidas, dentre outras, a substituição do sistema de cátedras pelo de departamentos, institutos e ...
A Reforma Universitária foi normatizada por meio da Lei n. ... Com essas medidas o governo militar almejava conter os movimentos estudantis que “Ao final, as medidas serviram para desmobilizar, castrar e despolitizar os estudantes e a universidade, além de estimular a privatização do ensino.” (ORSO, 2007, p. 78).
As primeiras faculdades brasileiras foram a Faculdade de Cirurgia da Bahia e a de Medicina, no Rio de Janeiro, ambas em 1808. Depois vieram as Faculdades de Direito em Olinda e São Paulo, em 1827. Em 1839 vieram a Faculdade de Farmácia e em 1876, a Escola de Minas, ambas em Olinda (MG).
Foi em Bolonha, no norte da Itália, no final do século XI. Embora os registros históricos sejam imprecisos, a data mais aceita é 1088, quando o ensino na cidade se tornou livre e independente das escolas religiosas. ... Dedicavam-se ao ensino das leis, da medicina, da astronomia e da lógica.
A Escola Médica Salernitana (em italiano: Scuola Medica Salernitana; em latim: Schola Medica Salernitana) foi a primeira escola de medicina medieval em Salerno, cidade costeira e cosmopolita situada no Mezzogiorno italiano. A Escola foi a mais importante fonte de conhecimento medicinal na Europa em seu tempo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro
A Medicina Ocidental tem no máximo 300 anos, antes disso muita gente só ia ao médico ou hospital como último recurso, já pensando em terminar sua vida. A Medicina Ocidental por muito tempo foi exercida apenas por cirurgiões cuja especialidade eram as amputações, e por vezes uma prescrição de ungüentos ou sangrias.
A medicina ocidental é baseada em um diagnóstico e na aplicação de uma terapia localizada. Para isso, o médico busca reconhecer patologias no paciente e as trata de forma pontual e objetiva, recorrendo à alopatia, com cirurgia ou medicamentos químicos sintetizados que geram efeito imediato no local.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
O trabalho de Hipócrates tinha por objetivo descobrir como funcionava o corpo humano, levando sempre em conta a ação do ambiente e da alimentação. Hipócrates criou uma escola onde Medicina passou a ser Ciência e, dessa maneira, pressuponha apenas processos racionais.
Cós, Grécia
Hipócrates (em grego clássico: Ἱπποκράτης, transl. Ippokráti̱s; * 460 a.C. em Cós; † 370 a.C. em Tessália) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.