O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.
Qual a equação geral da reta que intercepta o eixo Ox no ponto P(2, 0) e o eixo Oy no ponto Q(0, -3): a) x – 2y – 6 = 0.
Como a reta só irá interceptar o eixo das abscissas, ou seja, só terá valor de x, a sua equação poderá ser generalizada da seguinte forma: x = k, sendo k qualquer valor real pertencente ao eixo Ox. São retas que interceptam o eixo Oy perpendicularmente (formam um ângulo de 90°).
y = mx + n (Equação reduzida da reta). Sabendo que a equação da reta r é dada por y = x + 5, identifique seu coeficiente angular, sua inclinação e o ponto em que a reta intercepta o eixo y.
Assim, podemos afirmar que: Toda reta possui uma equação da forma ax + by + c = 0, onde a e b não são ambos nulos, que é chamada equação geral da reta.
A equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. ... O comportamento da reta pode ser descrito pela equação reduzida y = mx + n.