Como tratar as crostas na cabeça do bebê
Funciona assim:
A maneira mais indicada para retirar as casquinhas é passar óleo para bebês ou óleo de amêndoas, suavemente, com a ajuda de um algodão embebido no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes do banho.
Se for fechado o diagnóstico como dermatite seborréica, podem ser utilizados óleos com ácido salicílico para a remoção das escamas e corticoides tópicos para redução da inflamação. Se essas medidas não forem suficientes, podem ser utilizadas medicações orais: cetoconazol e inneov sensicap.
Como usar: misturar ½ copo de de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhar um pedaço de algodão na mistura e passar por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem.
Como melhorar os sintomas da dermatite seborreica
A causa da dermatite seborreica pode haver origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga, estresse, excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo. Outro fator que pode provocar a doença é a proliferação de um fungo, conhecido como Malassezia sp.
A dermatite seborreica não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. É uma doença crônica com períodos de melhora e piora. Pode atingir pessoas de diferentes idades, mais comum em homens entre a 2ª e 5ª décadas de vida1. A dermatite seborreica não é uma alergia e não é perigosa.
Principais tipos de dermatite
Cetoconazol: Nizoral, Lozan, Medicasp ou Medley Cetoconazol; Ácido salicílico: Ionil T, Pielus ou Klinse; Sulfeto de selênio: Caspacil, Selsun ou Flora Selenium; Piritionato de zinco: Payot ou Pharmapele com piritionato de zinco.
A Malassezia sp. é um fungo leveduriforme pertencente a microbiota normal, é um patógeno oportunista do meato acústico externo e tegumento de cães e gatos, podendo ser encontrado no reto, pele interdigital, sacos anais e vagina, que pode causar dermatite e otite externa (MARTINS et al., 2004).
Temos dois tipos de dermatite de contato: irritativa (80% dos casos) e alérgica. A dermatite de contato ocorre quando há o contato com alguma substância que desencadeia a dermatite na pele.
Pomadas para dermatite de contato As pomadas ou loções com corticoides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto.