O origami atualmente é qualificado como contribuição importante ao estímulo da criatividade, aumento da capacidade de concentração, desenvolvimento da coordenação motora e motricidade fina, visão espacial e forma de expressão.
Os Tipos de Origamis
Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.
“Ori” quer dizer “dobrar” e “kami” significa “papel”. Assim, origami nada mais é do que “dobrar papel”! Essa arte de dobradura de papel surgiu na China. ... No início o origami era feito apenas por pessoas ricas, já que o papel era muito caro.
Os estudiosos acreditam que essa arte de fazer pequenas esculturas com dobraduras de papel tenha nascido junto com a própria matéria-prima que ela utiliza. Um desses países foi o Japão, onde a técnica do origami, importada junto com o papel, iria se desenvolver. ...
Origami (do japonês: 折り紙, de ori, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
O Origami tradicional surgiu no Japão por volta do século IX e não se usava cola ou tesoura. As figuras formadas eram sempre animais ou objetos do cotidiano. Alguns autores acreditam que desde o século VI os monges japoneses já praticavam algumas dobraduras.
Dobradura é a arte de construir objetos com papel. Uma de suas variantes é o origami.
Oque significa a palavra Origami? ... As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (grou) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.
Kirigami vem das palavras japonesas “kiru”, que significa “cortar” e “gami” que significa “papel”. Ou seja, trata-se da arte de cortar papel dobrado, diferente do origami, em que dobra-se o papel sem cortá-lo.
Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte o papel, criando representações de determinados seres ou objetos, e até coisas inexplicáveis. Kirigami ou Origami Arquitetônico é uma variação do origami, uma arte japonesa de recorte e colagem de papéis.
O KIRIGAMI, técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas.
Masahiro Chatani
O kirigami é a arte de papel cut eo origami qual é o papel dobrado. Quando o papel surgiu na China , quase que imediatamente alguém cortou, então a origem do kirigami é antiga. ... O seu nome deriva das palavras japonesas kiri, o que significa corte e gami papel.
Sulfite: é o papel ideal para quem está começando a fazer seus Origamis. Papel de presente: são bons para utilizar as estampas dos papéis para enfeitar o Origami. Papel espelho ou gessado: é um tipo de papel que de um lado é colorido, e do outro lado sempre é branco. É fácil de ser encontrado.
É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.
Enquanto na cultura chinesa e coreana, a mesma tatuagem de pássaro de origami é considerada um símbolo de vida longa e pureza. Além disso, na antiga cultura da Grécia e Roma, os guindastes Origami eram considerados o símbolo da alegria e do amor.