EQST

O Que Objeto Direto E Indireto E Exemplos?

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é objeto indireto é um exemplo?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como achar o objeto indireto de uma frase?

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

O que é um objeto direto e indireto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido....Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória:

  • O povo ama o prefeito. (VTD: ama. ...
  • Eu comi meu bolo predileto. (VTD: comi. ...
  • Ganhei flores. (VTD: ganhei.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

O que é verbo de ligação e exemplos?

Os verbos de ligação, também chamados de copulativos, têm a função de ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). ... Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.

Precisa verbo intransitivo?

Verbo intransitivo é o verbo que apresenta sentido completo, isto é, não precisa de complementos verbais - termos que completam o verbo por meio de preposição (objeto indireto) ou sem preposição (objeto direto).

Qual a transitividade do verbo andar?

verbo intransitivo Dar passos; caminhar: só consigo me acalmar andando. Ser transportado (por um veículo): andar de ônibus. Movimentar-se voluntária ou involuntariamente: pôr um animal para andar. Passar, estar, achar-se (em relação à saúde): fulano não anda nada bem.