Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...
O exame de ureia é um exame de sangue que identifica o valor dos níveis de ureia na circulação. A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da digestão de proteínas da alimentação.
Ureia é estável, sem fragrância, umectante e emoliente, que hidrata e restaura a maciez da pele especialmente seca e áspera. Ureia aumenta efetivamente a capacidade da pele em absorver e reter a umidade e age como um queratolítico suave, podendo melhorar a absorção de antiinflamatórios tópicos na pele.
Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e a creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.
Testados através de uma amostra de sangue, os níveis de ureia servem para avaliar a função renal. De modo geral, o exame tem maior proveito para pacientes com doença renal crônica, uma vez que o exame de creatinina também é indicado para a investigação de outros problemas relacionados ao rim.