O que é Gamification: conheça 3 tipos de jogos
O Jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem perda ou ganho. A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino iocus que significa diversão, brincadeira.
Os jogos nas aulas de Educação Física são atividades corriqueiras, nem sempre refletidas sobre seu significado mais profundo, sua relação coma Cultura Corporal e que ele pode suscitar a discussão do questionamento das regras e da organização da sociedade onde estão sendo praticados.
Jogos motores - didática de educação física
Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.
Dama, quebra-cabeça, xadrez, sudoku e dominó.
Para os que gostam de jogar em equipe, temos o futebol, o voleibol e o basquete. Para quem gosta de jogar em dupla, com o melhor amigo por exemplo, uma boa opção é o tênis. Já a asa delta é perfeita para quem gosta de esportes individuais. Agora quem gosta de animais o hipismo é uma boa opção!
Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo. São exemplos de jogos de salão: dominó, dama, xadrez, gamão, baralho, trilha, uno, fubica, quebra cabeças, etc.
São atividades lúdicas que têm como especificidade a sua realização em locais fechados. Os primeiros jogos de salão surgiram há cerca de 4000 anos atrás nas civilizações do Egito e Mesopotâmia... São bem antigos néh?! =D.
Conheça 4 benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças
Saiba quais são os principais benefícios do videogame
Conheça os benefícios dos jogos digitais na educação infantil
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade.
Dores: movimentos repetitivos podem provocar dor e limitação, principalmente em punho e dedos (inflamações acometem o tecido periarticular --os músculos, ligamentos e tendões). Má postura: ocorre principalmente pela tensão nos ombros e o tempo prolongado que você fica na mesma posição.
Todavia tudo em excesso pode ser prejudicial, a prática excessiva de jogos eletrônicos pode levar a diversos problemas como síndromes causadas por movimentos repetitivos, cansaço ocular, males consequentes do sedentarismo .