Nele o autor expressa o nacionalismo ufanista por meio da exaltação da natureza. Composto por cinco estrofes, sendo três quartetos e dois sextetos, o autor escreveu esse poema em julho de 1843, quando estava estudando Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal. Assim, com saudades de seu país, sentia-se exilado.
Como o país é visto e representado nesse poema? Resposta: No poema, o país é visto como um lugar único e melhor: aqui haveria mais estrelas, mais flores, mais bosques, mais vida e mais amores, ou seja, aqui o eu lírico seria realmente feliz.
O poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias recebeu este nome pois nele o autor retrata a falta que lhe faz a terra amada, descrevendo como as características do local onde está (exilado) não se comparam com as de seu país, que na sua visão é muito mais belo.
A canção do exílio é um poema composto por cinco estrofes, das quais três são quartetos (quatro versos) e dois são sextetos (seis versos) . A obra foi escrita por Gonçalves Dias no ano de 1843 , quando ele ainda estava na Universidade de Coimbra (Portugal), cursando direito.
Resposta. Resposta: O eu lirico do poema é alguém solitario, que sente falta de sua terra natal. O eu lírico no poema compara a terra natal com o lugar onde está exilado, o poema caracteriza o vislumbre da terra ideal, apreciando a terra natal e depreciando a terra de exílio.
Imigrante: É o migrante que entra em determinado país ou região para ali viver; Refugiado: É o migrante que deixa seu país fugindo de violência, conflitos, violações dos direitos humanos (categoria específica de imigrante → Pessoa que se vê obrigada a deixar sua casa, rompendo laços culturais, familiares e sociais.)
A “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, texto-matriz, foi produzida no primeiro momento do Romantismo Brasileiro, época na qual se vivia uma forte onda de nacionalismo, que se devia ao recente rompimento do Brasil-colônia com Portugal.
Canção do exílio
Gonçalves Dias é o autor da famosa poesia “Canção do exílio”. Ele foi um dos introdutores do romantismo no Brasil, em que a exaltação à pátria e ao índio eram evidentes. Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias (MA) em 10 de agosto de 1823.
Resposta: Gonçalves Dias foi um jornalista, advogado e poeta brasileiro. É considerado um dos principais representantes do romantismo do século XIX. Fez parte da Primeira Geração do Romantismo, também conhecida como geração indianista ou nacionalista.
3 de novembro de 1864
Retrato de Gonçalves Dias, c. 1877. Em 1846, publicou Primeiros cantos, obra poética que lhe garantiu renome e sucesso na Corte, sendo na época considerado o verdadeiro criador da literatura nacional. Em 1848, publicou Segundos cantos e Sextilha do Frei Antão, consolidando sua carreira e recepção crítica positiva.
Caxias, Maranhão, Brasil
Universidade de Coimbra
Gonçalves Dias foi um dos maiores poetas da primeira geração romântica do Brasil. Foi patrono da cadeira 15 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lembrado como poeta indianista, ele escreveu sobre temas relacionados à figura do índio. Além de poeta, ele foi jornalista, advogado e etnólogo.
As principais características da primeira geração romântica são:
Uma de de suas obras mais importantes é “Lira dos Vinte Anos”, publicada depois de sua morte. Sua obra recebeu grande influência do inglês Lord Byron. Álvares era amigo de Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, os três formaram uma república de estudantes na Chácara dos Ingleses na época da faculdade.
Como é próprio do romantismo, estilo a que está ligado Gonçalves Dias, é um lirismo que brota do coração e da “imaginação criadora” do poeta e que expressa bem o sentimentalismo romântico. A obra é indianista e vale ressaltar a musicalidade dos versos que é uma característica típica de Gonçalves Dias.
A primeira geração romântica (1836 a 1852) está pautada no nacionalismo-indianismo, visto como a fase inicial para a busca de uma identidade nacional. ... A terceira geração romântica, chamada de “geração condoreira” (1870 a 1880), ressalta a importância da liberdade.
O tráfico de drogas é o crime mais frequente entre os jovens; há quase 60 mil guias ativas expedidas pelas Varas de Infância e Juventude do país por este ato infracional. Já o crime de estupro cometido pelos menores aumentou de 1.
São apontadas três gerações de escritores românticos: - Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães. - Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.