A palavra exordial é bastante comum no direito. O termo significa, nada mais, nada menos, e de forma bem simplória, a petição inicial, o documento que instaura o processo.
1) Peça fundamental do processo, dispositivo que dá início ao processo e permite que o autor exercite uma ação.
A petição inicial, também conhecida como peça vestibular, é o ato que dá início ao processo. Sem ela, o processo não se inicia, pois o Poder Judiciário precisa ser, de alguma forma, movimentado por quem deseja seu auxílio.
1) Conceito: Peça Processual é o que instaura o processo jurídico, levando ao Juiz-Estado os fatos constitutivos do direito, denominados de causa de pedir, fatos e fundamentos e o pedido. ... Segundo, porque, cada vez mais, os advogados têm menos tempo para se dedicar à elaboração de uma peça processual.
Como fazer uma peça jurídica: itens obrigatórios
Uma certeza: a redação da peça prática é uma sucessão lógica de itens a serem resolvidos, e o é de forma muito, mas muito esquemática. Basta olhar um padrão de resposta ou um espelho de prova e verificar que o arranjo de ambos reflete exatamente isto: uma sequência de situações-problema apresentadas de forma linear.
3. Formatação: apresente o texto de maneira organizada
Segue algumas dicas abaixo:
Mas, lembrem-se: as peças cobradas em direito administrativo são pouquíssimas: apenas 9 (nove) diferentes até agora.
As estruturas de peças são basicamente 5: Petição Inicial, Contestação, Réplica, Agravo de Instrumento e Apelação.
Abaixo, você confere o número do exame e peça solicitada. Vamos lá? Dos 30 exames unificados, as peças da 2ª fase de Penal foram as seguintes, em ordem decrescente de exigência. Contabilizando os exames repetidos, foram exigidas, até hoje, 32 peças.