A estratégia tradicional é adotada em mercados com baixa concorrência e sem demanda identificada por inovações nos produtos. Empresas que adotam essa estratégia têm pouca capacidade técnica ou científica para iniciar projetos de longo alcance e dificuldade de responder a mudanças tecnológicas.
ESTRATÉGIA DEFENSIVA Empresas que adoptam esta estratégia procuram centrar a sua actividade em segmentos ou nichos de mercado para os quais possuem características distintivas e onde os concorrentes dominantes não se encontram presentes.
Trata-se de uma estratégia abordada por meio das mídias sociais para auxiliar na construção de marca e no aumento das suas vendas. ...
Uma aliança estratégica é um acordo estabelecido entre empresas em que há benefícios mútuos a partir da união de recursos tangíveis e intangíveis.
Estratégia de inovação é a organização de recursos, processos, pessoas a favor da realização de ações de inovação de curto e longo prazo, que, por sua vez, viabilizam a estratégia e visão da empresa.
Estratégia de inovação é a organização de recursos, processos, pessoas a favor da realização de ações de inovação de curto e longo prazo, que, por sua vez, viabilizam a estratégia e visão da empresa.
“Inovação estratégica é aquela que tem o condão de transformar o negócio, mudar a percepção do produto, dar nova qualidade aos indicadores financeiros e criar novos modelos de negócios”, diz o professor e consultor em Transformação Digital do Negócio e Inovação Estratégica Empresarial Antonio de S.
Os 8 tipos de inovação mais comuns
Existem vários tipos de inovação, sendo sistematizados em quatro grupos: Oferta, Marketing, Processo e Organização.
Existem três principais tipos de inovação: Inovação de processos. Inovação de produtos e serviços. Inovação geral e setorial.
O que é inovação. “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.” ... Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de suprimentos.
Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos e etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade. O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico.
O Manual distingue quatro tipos de inovação: produto, processo, marketing e organizacional. Para haver inovação de produto é necessária a introdução de melhoria significativa nas características do produto (bem ou serviço), por exemplo, com melhora em especificações técnicas, componentes e materiais.
Como dito anteriormente, qualquer melhoria em um produto ou serviço pode ser considerada um exemplo de inovação radical. Listemos alguns para ilustrar: Melhorias em automóveis. Tecnicamente a tecnologia por trás dos primeiros carros inventados e os de hoje é a mesma: um motor a combustão.
A inovação de processo trata de mudanças no processo de fabricação do bem ou na prestação de um serviço. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e/ou qualidade do produto final e redução de custos.
Na incremental: pessoas de diversos setores dentro de um núcleo de negócios. Na radical: área de inovação é responsável pelo projeto no início. No final do desenvolvimento, migra para um projeto-piloto ou de incubadora, até que seja substituído pelo projeto legado ou pelos processos da empresa.
O especialista explica que uma inovação sustentadora é quando empresas apostam em melhorias de produtos ou serviços para reafirmar sua liderança; enquanto a disruptiva é quando uma organização apresenta um produto mais simples, acessível e mais barato aos consumidores, atendendo um público que, antes, não tinha acesso ...
Baseia-se na reformatação ou no rearranjo de coisas antigas que, deste modo, passam a ser consideradas como “novas”. É aquela “releitura inovadora” e que causa impacto o suficiente para merecer uma classificação independente. Exemplos: Cirque du Soleil (mistura de circo com teatro).
A intensidade com que a inovação acontece também pode variar: inovações incrementais (pequenas alterações ou modificações em produtos, serviços ou processos existentes), semi-radicais (mudança em produtos, serviços ou modelo de negócios com ruptura em um padrão pré-existente) e radicais (oferta de novo produto ou ...
Invenções da tecnologia descontínua, também chamadas de inovações radicais ou inovações disruptivas, são aquelas que não agregam apenas um valor incremental a uma invenção já existente, mas que, na verdade, criam uma nova invenção que atende a necessidades que antes não eram supridas aos consumidores, gerando um novo ...