O linfedema ocorre quando o fluido linfático não consegue fluir para o coração de modo adequado e se acumula nos tecidos. Isto pode ser comparado com uma espécie de engarrafamento de trânsito. Os braços e as pernas incham e forma-se um edema, ou seja, um inchaço crónico.
e-Cidadania. O direito do portador de Linfedema de se aposentar por invalidez. o mesmo não tem condições de trabalhar devido o inchaço de membros braço ou pernas entre outros devido a retenção de liquido causando desconforto e dor.
CID 10 I89. 0 Linfedema não classificado em outra parte – Doenças CID-10.
Sinais e sintomas Outra diferença do linfedema: No lipedema, uma dobra de pele pode ser puxada para cima do segundo e o terceiro dedos do pé ou da mão (o sinal de Stemmer é negativo). Isso não é possível no linfedema (o sinal de Stemmer é positivo).
Mulheres com linfedema podem engravidar, porém devem ter cuidados dobrados, devem fazer o acompanhamento em conjunto com o ginecologista ou obstetra, Angiologista ou Cirurgião cardiovacular e com o Fisioterapeuta, para poder controlar o edema.
Exercícios físicos fazem parte do tratamento de linfedema, portanto devem ser realizados regularmente e de preferência com acompanhamento de um educador físico. O uso de suplementos podem ser utilizados em paciente com linfedema, entretanto é sempre bom procurar ajuda especializada e um nutricionista ou nutrólogo.
Mostrar especialistas Como funciona? Olá. O uso de anticoncepcional deve ser liberado pelo seu ginecologista, e após avaliação vascular (geralmente os anticoncecpcionais contendo estrogênios) poderiam piorar o quadro do edema.
O linfedema é um acúmulo de linfa nos tecidos do organismo, que nada mais é do que um líquido originado do sangue, composto de água, proteínas, gorduras e resíduos provenientes das células que circula nos vasos linfáticos e transporta os glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa de nosso organismo.
qual o nome dos especialista que procuro para a doença linfedema? Você deve procurar um angiologista.
Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado consultar um dermatologista para verificar se a técnica está indicada e irá funcionar.
Muitas vezes é necessário algumas sessões drenando o tórax antes mesmo de drenar o membro superior afetado. Nos linfedemas de membro inferior , o líquido deve ser direcionado para nodos linfáticos inguinais do lado oposto ao membro com linfedema, e dos gânglios linfáticos axilares do mesmo lado da perna com linfedema.
- A drenagem da perna deve ser realizada através da técnica rotatória, posicionando cada mão em uma face da perna. Pede-se para o cliente flexionar o joelho. - A região anterior do tornozelo deve ser dividida em três linhas. Cada uma destas linhas deve ser drenada com bombeamentos no sentido distal para proximal.
Posicionar os dedos com movimentos circulares, a região de baixo da mama deve ser drenada em direção à axila. Repetir de 5-7 vezes; A região do centro do tórax deve ser drenada em direção à região subclavicular. Repetir de 5-7 vezes.
Fazer sessões de drenagem linfática Outro cuidado na mamoplastia pós operatório é realizar sessões de drenagem linfática assim que liberado pelo médico (em cerca de 5 a 7 dias depois da cirurgia), de modo a promover a reabsorção e a eliminação dos líquidos em excesso.
Movimentos da drenagem linfática manual Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes nas regiões dos corpos que apresentam gânglios linfáticos.
Preço: quanto custa uma sessão de drenagem linfática? O preço de uma sessão de drenagem linfática pode variar bastante de acordo com a clínica, com a localidade e o profissional. Em média, cada sessão custa em torno de R$ 40 a R$ 100, podendo ser ainda mais cara.
Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.
Quais áreas do corpo devem ser drenadas? A drenagem pós-cirúrgica pode ser feita de forma manual ou por meio da utilização de aparelhos eletrônicos em todo o corpo, com o intuito de estimular a circulação linfática geral.
três dias
Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa.
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.