23 de novembro de 1891
Fim do Governo de Deodoro da Fonseca Acuado pelos parlamentares, Deodoro resolveu radicalizar e, seguindo sua tendência autoritária, decidiu fechar o Congresso Nacional, em 3 de novembro de 1891. Isso deu início a uma crise política que levou o país às margens de uma guerra civil.
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
O Governo Provisório foi o período da Era Vargas que foi iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder após a Revolução de 1930, e foi finalizado em 1934, quando Vargas foi eleito indiretamente presidente do Brasil para um mandato de mais quatro anos.
Um governo provisório, também chamado de governo interino ou governo de transição, é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior.
Na noite de 15 de novembro de 1889, foi constituído o Governo Provisório da República recém-proclamada, tendo como Chefe o Marechal Deodoro, com poderes ditatoriais.
Primeira bandeira do Brasil A criação da bandeira do Brasil foi ratificada pelo decreto de d. Pedro (ainda não havia sido aclamado e coroado imperador), em 18 de setembro de 1822. As cores da bandeira foram escolhidas por d. Pedro, e o desenho da bandeira foi obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret.
A expulsão da Família Imperial; a extinção da Câmara de Deputados, do Senado e do Conselho de Estado; a extinção das Assembléias Provinciais e das Câmaras Municipais, substituídas por interventores nomeados para governar os municípios e as províncias (agora chamadas de Estados); a grande naturalização, que passou a ...
Realizações importantes do Governo Provisório Republicano: Nomeação de interventores, especialmente militares para governar os Estados; Dissolução da Câmara e extinção da vitaliciedade do Senado; Expulsão da família imperial do Brasil; A liberdade de culto, a separação da Igreja Católica do Estado; Instituição do ...
Marque o que NÃO foi medida tomada pelo governo no início da República : a) Rui Barbosa foi nomeado ministro da fazenda. ... i) Escolha da bandeira republicana . j) Abolição total da escravatura . k) Convocação da Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição.
O primeiríssimo ato foi escrever uma proclamação que anunciasse a mudança do regime monárquico para o republicano, convocar uma Assembleia Nacional Constituinte para escrever uma constituição - escrita em 1891 - e mudar a bandeira brasileira.
O Governo Provisório concretizou o fortalecimento do Estado, a criação de organismos centralizadores da economia cambial para a resolução da crise do café, e a aliança entre Estado e Igreja Católica. ... A industrialização para substituição de importações passou a ser a tônica da economia nacional.
Entre essas medidas centralizadoras, destacam-se: a dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais e municipais e a substituição dos governadores de Estado por interventores nomeados pelo próprio Vargas.