EQST

O Que Direito De Permanecer Calado?

O que é direito de permanecer calado?

O inciso LXIII do artigo 5º da Constituição Federal de 1988 define que quando um indivíduo for preso, este deverá ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado.

Tem o direito de permanecer em silêncio?

“Você tem o direito de ficar calado. ... No Brasil, o direito ao silêncio foi inserido em nossa Lei Maior, a Constituição Federal, que assim dispõe em seu Art. 5º, LXIII: “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado”.

Qual é o fundamento é a abrangência do direito de permanecer calado?

“O direito de permanecer em silêncio, constitucionalmente consagrado, seguindo orientação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que prevê em seu art. ... 5º, LXIII, da Carta Magna, que assim preceitua: “o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado”.

Quais as garantias direitos do indivíduo que está sendo interrogado?

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

O que é direito de Miranda?

Trata-se de garantia à autodefesa, pois ninguém está obrigado a produzir prova contra si mesmo. ... O Aviso de Miranda consiste na obrigação de informar o acusado de seu direito ao silêncio, de que tudo o que disser poderá ser usado contra si e da garantia de assistência jurídica, sob pena de nulidade.

Em que consiste o princípio do silêncio ou não Auto-incriminação?

Diz agora o CPP: “O silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa.” Na doutrina, o princípio é chamado de “nemo tenetur se detegere” ou princípio da não autoincriminação.

O que é o princípio do nemo tenetur se detegere?

O significado, portanto, do princípio nemo tenetur se detegere consiste em dizer que qualquer pessoa acusada da prática de um ilícito penal tem os direitos ao silêncio e a não produzir provas em seu desfavor. Vale lembrar, nesse contexto, o magistério de DIAS (2009, p.

Quais as garantias do réu no interrogatório?

O interrogatório, à luz da CF/88 é um direito individual do acusado, e disponível, respeitada a garantia do silêncio. ... Seguemse os demais atos, com ou sem a presença do acusado que, entanto, não será mais intimado. Esse é o único ônus que resulta da decisão de não ser interrogado, ex vi da regra do art. 367 do Código.

Quais são os direitos Miranda?

O "Aviso de Miranda", como ficaram conhecidos os chamados "Miranda Rights", de origem norte-americana, se correlaciona com o direito fundamental do acusado a permanecer em silêncio e não produzir prova contra si mesmo ("nemo tenetur se detegere ").