EQST

O Que Significa Encefalomalacia Gliose?

O que significa Encefalomalacia Gliose?

O que é encefalomalacia/gliose? É uma cicatriz que se forma no cérebro em decorrência de algum dano, como trauma, AVC, infecção, entre outros.

O que pode causar Encefalomalácia?

Isso pode ser causado por AVC, Trauma, etc... Qualquer doença que cause um dano irreversível ao cérebro, aquele pedaço irá morrer e ficar mole (necrótico) e assim gerar uma encefalomalácia.

Qual o tratamento para Gliose no cérebro?

O tratamento das lesões de gliose ou microangiopatia é, basicamente, o bom controle dos fatores de risco cardio e cerebrovasculares associados (doenças crônicas cardíacas, circulatórias em geral, transtornos do sono, obesidade) e evitar-se hábitos de vida correlacionados.

Como tratar a microangiopatia cerebral?

A microangiopatia não tem tratamento específico, o que podemos tratar é a causa base e prevenir complicações. No caso da microangiopatia diabética o controle rigoroso da doença e acompanhamento de perto leva a uma melhora dos sintomas e estabilização do problema. Procure um cirurgião vascular e faça uma avaliação.

O que é microangiopatia cerebral?

Microangiopatia, também conhecida como leucoaraiose, é um conjunto de achados sugestivos de lesões isquêmicas na substância branca cerebral, mais comumente encontrados em pacientes diabéticos e/ou hipertensos, e, caso haja comprometimento extenso, pode cursar com dano cognitivo que costuma se manifestar mais ...

O que significa sinais de microangiopatia?

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...

O que é focos de Gliose por microangiopatia?

Gliose significa "cicatriz" no tecido cerebral e microangiopatia significa doença das pequenas artérias cerebrais. Dessa forma, a gliose por microangiopatia significa comprometimento cerebral crônico por doença das pequenas artérias e indica lesões que já aconteceram, então não tem cura.

O que é angiopatia?

Angiopatia é o termo genérico para uma doença dos vasos sangüíneos (artérias, veias e vasos capilares). A mais conhecida e a maioria das angiopatias é a angiopatia diabética, uma complicação que pode acontecer na diabete crônica.

O que é angiopatia amiloide cerebral?

A angiopatia amilóide cerebral, uma doença com um forte componente genético, e com uma relação íntima com o envelhecimento, carateriza-se pela deposição de matéria amilóide, nomeadamente péptido Aß, na média e íntima da vasculatura cerebral, fragilizando-a e predispondo a eventos hemorrágicos intracranianos.

O que significa angiopatia amiloide?

A angiopatia amiloide associada a inflamação é uma doença rara que tipicamente afeta pacientes entre 60-80 anos, sem predileção por sexo, manifestando-se clinicamente por declínio cognitivo subagudo, cefaleia, convulsão, déficits neurológicos focais e manifestações neuropsiquiátricas(3-7).

O que significa hemorragia Intraparenquimatosa aguda?

A hemorragia intraparenquimatosa refere-se ao sangramento não traumático do parênquima cerebral. (HIP) sendo a segunda maior causa de acidente vascular cerebral após os eventos isquêmicos. A hemorragia subaracnoidea (HSA) refere-se a hemorragia que ocorre no espaço entre as membranas pia-máter e aracnoide.

O que são sinais de leucoencefalopatia Microangiopática?

Este termo é usado para descrever as alterações cerebrais decorrentes da falta de sangue trazido pelos pequenos vasos, causando pequenas isquemias cerebrais que, ao longo do tempo, podem causar alterações de memória, de raciocínio, lentificação do pensamento, alteração no ciclo sono vigília, dentre outros.

O que é Hipodensidade cerebral?

Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor. Existe uma série de causas que podem gerar imagens hipodensas na tomografia.

O que é alargamento do espaço Perivascular?

Espaço perivascular refere-se à cavidade ao redor de vasos intracranianos, preenchida de líquor, com cerca de 2 mm de largura, podendo estar patologicamente alargados, com até 4 mm.

O que é espaço de Virchow Robin?

RESUMO - Os espaços de Virchow-Robin (EVR) são invaginações do espaço subpial, formando uma bainha de revestimento tubular contendo um vaso, que separa o espaço subaracnóide do subpial. A ressonância magnética (RM) é o único método de imagem capaz de avaliar este detalhe anatômico.

O que é Fazekas 3?

1- Escala de Fazekas (Fazekas et al., 1987) 1 = Focos esparsos menores que 10mm. Áreas de lesões confluentes menores que 20mm em diâmetro. 3 = Confluência severa: amplas áreas de confluência, com lesões únicas maiores que 20mm de diâmetro.

O que é Fazekas grau 2?

grau 2: com o começo da confluência de lesões; – grau 3: com lesões difusas, que compreendem regiões inteiras. Fig. 3 A escala qualitativa de Fazekas*.

O que é Leucoaraiose grau 1?

A leucoaraiose é uma alteração da substância branca cerebral que… Isto não é um diagnóstico. Fazekas é uma escala (de 0 a 3) de comprometimento vascular da substância branca do cérebro. Grau 1 significa um transtorno mais leve, pontos isolados.

O que é atrofia temporal?

A atrofia nos lobos temporais pode ocorrer em várias condiçicoes, associadas à Demencia ou não. Temos a atrofia do hipocampo, estrutura localizada na base do lobo temporal, com forma de cavalo-marinho, na Doença de Alzheimer e na Epilepsia do Lobo Temporal Mesial.

O que causa atrofia cortical?

Atrofia cerebral pode ocorrer devido a lesão do cérebro, como no caso de acidente vascular cerebral, ou a uma doença neurológica, tal como a doença de Alzheimer, paralisia cerebral, ou a doença de Huntington. Infecções do cérebro pode também conduzir à morte de células cerebrais e atrofia cerebral.

Quanto tempo vive uma pessoa com demência fronto temporal?

Após o diagnóstico correto, de 4 a 8 anos em média. Mas existem casos em os que pacientes vivem com a doença muitos anos ou décadas. Isso dependerá do estágio da doença e o adequado tratamento. Depende do que seja qual a demência ou senilidade, existem varias formas de tratamento .

Quais os sintomas da demência fronto temporal?

Sintomas típicos da demência frontotemporal

  • Depravação. Desenvolve uma conduta sexual inadequada. ...
  • Impulsividade. Faz gastos malucos, vira presa fácil de golpes financeiros e xinga com frequência.
  • Desinibição. ...
  • Obsessão. ...
  • Dificuldade de julgar emoções.