A difusão cultural ocorre quando duas culturas distantes entram em contato e passar a partilhar dos mesmos costumes, mutuamente.
Difusionismo é a teoria que trata do desenvolvimento de culturas e tecnologias, particularmente na história antiga. A teoria sustenta que uma determinada inovação foi iniciada numa cultura específica, para só então ser difundida de várias maneiras a partir desse ponto inicial.
Ocorre através de dois processos; a invenção e a difusão. A invenção é a combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado um traço cultural novo. Difusão quando alguns traços culturais, recentemente inventados, difundem-se, geralmente pelos meios de comunicação.
1- Representações culturais são aqui entendidas em um sentido amplo como o conjunto de significados elaborados pelo homem para compreender sua realidade. Assim uma representação cultural é uma forma de conhecimento que permite ao homem lidar com o mundo à sua volta.
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. ... Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social. ... "A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
A marginalidade cultural é o fato de uma determinada manifestação cultural ser deixada à margem da sociedade, ou ser praticada predominantemente por grupos que estão à margem dela. Isso leva a sua estigmatização.
A marginalização é o resultado dos processos sociais, políticos e econômicos que conduzem os indivíduos para condições de exclusão, ou seja, os impedem de fazer parte de determinados grupos e ter acesso a direitos básicos, como saúde, educação e moradia.
Significado de Marginalizado substantivo masculino Indivíduo mais ou menos improdutivo, indigente, subempregado ou que como trabalhador, embora amparado pela legislação trabalhista, não tem condições de manter uma família, vivendo por isso à margem da sociedade.
Ser marginalizado significa estar separado do resto da sociedade, forçado a ocupar as beiras ou as margens e a não estar no centro das coisas. Pessoas marginalizadas não são consideradas parte da sociedade.
verbo transitivo Colocar à margem; impedir de participar; situar fora do que é essencial, principal, central: marginalizar uma facção política.
Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos. Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros.
Marginalização infantil As crianças são condicionadas a viver de caridade, pedindo esmolas, ou mesmo se prostituindo e se envolvendo com atividades criminosas. Sofrem preconceitos e crescem sem amparo ou acesso a direitos básicos, como alimentação, saúde e educação dignas.
Nos centros urbanos o preço de moradia gira sempre em valores exorbitantes, o que faz com que os desvalidos sejam empurrados para o entorno das grandes cidades. Lugares quase sempre sem acesso a serviços, como sistema sanitário, o acesso à saúde e educação também é precário, bem como infraestrutura em geral.
podemos perceber o crescimento das cidades, prestando atençao na paisagem, nas estruturas, o local em si. por exemplo na primeira imagem é possivel perceber que se trata de uma area rural , ja na segunda podemos perceber que se trata de uma area urbana.
Na parte social tem-se: Desorganização espacial das moradias, favelização, aumento da criminalidade e da desigualdade social. Já na esfera ambiental podem ocorrer problemas de inversão térmica, aquecimento exagerado da cidade pela falta de planejamento de paisagismo.
O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc. No Brasil, infelizmente, tornaram-se comuns vários problemas consequentes das chuvas ao longo dos primeiros meses do ano em várias regiões do país.
Resposta. Falta de saneamento, pobreza, falta de escolas decentes, trabalho, saúde.
Entre os problemas urbanos, podemos classificá-los em diferentes grupos, como problemas sociais (falta de moradia, violência, pobreza) e problemas ambientais (enchentes, alagamentos, excesso de lixo, poluições sonora, visual, do ar e dos rios).
Solucionar esse problema urbano envolve iniciativas do governo e também das várias camadas da sociedade. Destacam-se, como medidas de resolução: a criação de aterros sanitários adequados, a coleta seletiva, além da mudança no modo de produção e consumo.
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Resposta. Resposta: Garantindo acesso á saúde, educação, emprego, acesso a moradia, e qualidade de vida. muitas das vezes somente o acesso a educação de qualidade e emprego já são fatores fundamentais para o desenvolvimento dessas unidades garantindo assim o acesso os diversos elementos do meio.
Problemas Ambientais Urbanos