O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados.
Nessa modalidade, o estudante aprende tarefas mais simples, em que planejamento, criatividade, inovação e estratégia são aspectos secundários. A forma como funciona a ETEC é direcionada para essa formação, sendo mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.
As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet. O estudante é responsável pelo seu próprio aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente.
Utilizamos a plataforma Moodle/AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem onde são inseridos os conteúdos, materiais complementares, as atividades, notas e orientações para a comunidade acadêmica. A Matriz Curricular pode ser verificada para conhecimento das disciplinas. O processo de vestibular é semestral.
Cada módulo semestral dos cursos técnicos, tem duração de 500 horas o que resulta em uma carga horária de 1500 horas para os cursos de 3 semestres, 2000 horas para os cursos de 4 semestres.
Além do Ensino Médio Regular, com 2.
Diferenças dos cursos técnicos e profissionalizantes Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.